A Mercedes-Benz Trucks apresentará a versão de produção em série do eActros LongHaul no dia 10 de outubro de 2023. Em sua estreia mundial, ele chegará com novo design e com seu nome oficial “New eActros 600”.
A designação 600 é derivada da capacidade de suas baterias em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana. A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Devido ao seu baixo consumo de energia, o “New eActros 600” deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, comparado ao Actros a diesel.
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks espera que seu caminhão elétrico acelere significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a propulsão livre de emissões de CO².
Desde a primeira aparição desse caminhão elétrico como um protótipo de conceito no Salão IAA Transportation 2022, outros veículos de teste foram produzidos na fábrica da Mercedes-Benz de Wörth, na Alemanha, com os componentes principais vindos de plantas da Empresa em Mannheim, Kassel e Gaggenau. Os protótipos do caminhão foram ajustados durante testes de inverno na Finlândia no início deste ano. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, com previsão para testes práticos em breve nos primeiros clientes. Ao mesmo tempo, as quatro fábricas estão se preparando intensivamente para a produção em série do eActros 600 e de seus componentes mais importantes. A produção em série deste caminhão elétrico está prevista para 2024.
O eActros 600 será fabricado na linha de produção já existente na fábrica de Wörth, em paralelo e de maneira flexível juntamente com os caminhões a diesel. Os componentes do sistema de propulsão elétrica serão também instalados no local. O eixo elétrico, as baterias de alta voltagem e a caixa dianteira – um módulo complexo de tecnologia – serão montados em vários passos na produção. Quando todos os componentes da rede de alta voltagem tiverem sido instalados, o sistema inteiro é colocado em operação e o caminhão estará pronto. Para se preparar da maneira ideal para a produção em série, a equipe que inicia o processo trabalha em conjunto com os desenvolvedores. Isso garante que a experiência adquirida com a montagem dos protótipos seja incorporada aos veículos de série.
As fábricas de componentes de Mannheim, Kassel e Gaggenau também desempenham um papel importante na eletrificação do portfólio de produtos. Assim como a fábrica de Wörth, as três unidades estão passando atualmente por um processo de mudança da tecnologia diesel para se tornarem centros de competência de componentes de sistemas de propulsão elétrica.