Sonia Moraes, de Piracicaba (SP)
A Scania prepara lançar, entre o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2024, um novo modelo de caminhão a gás, o Xgas, com autonomia de 900 km. Para garantir essa quilometragem sem necessidade de reabastecimento, a empresa vai colocar mais oito cilindros de gás no veículo, totalizando 16 cilindros. Também vai ampliar a potência do motor, que passará de 410 para 460 cavalos, segundo informou Marcelo Gallao, diretor de portfólio de veículos da Scania Brasil.
Com esse novo modelo a gás, será possível o o operador rodar em trajetos que hoje não tem postos de abastecimento de gás, ou seja, não apenas nos chamados corredores verdes. O caminhão a gás será utilizado pelo cliente da Scania para fazer o percurso entre o Espírito Santo e a Bahia, e também em outras rotas que não contam com infraestrutura de abastecimento. “Vamos ter disponibilidade deste veículo no fim deste ano. Já existem clientes na fila para comprar este novo caminhão a gás”, revelou o diretor.
Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte Scania operações comerciais Brasil, destacou o portfólio de produtos da Scania para atender vários segmentos do mercado. “Este ano a empresa lançou os semipesados, dois modelos de 280 6×2 e 320 8×2 e estes dois veículos já somam mais de 600 unidades comercializadas no primeiro ano. Já temos uma expressividade grande de market share em potência acima de 250 cv, especialmente no modelo Euro 6, e a empresa ampliou seu portfólio com o modelo de 370 cv, o caminhão de entrada.”
Nucci citou ainda os caminhões a gás que já têm quase 750 unidades comercializadas e a meta é atingir mil até o fim de 2023. “Temos também os caminhões vocacionais, para o transporte de cana, madeira e mineração.”