De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), os pneus para veículos pesados registrou um aumento nas vendas totais de 7,7%, passando de 544 mil unidades comercializadas em abril para 586 mil em maio. Os resultados das negociações para reposição foram 9,1% maiores, subindo de 417 mil para 455 mil. As montadoras também tiveram leve alta de 3%, pulando de 127 mil para 131 mil unidades vendidas. Porém, no acumulado do ano, houve queda de 15% nas vendas totais quando comparado com 2022.
“Já com o acumulado dos cinco primeiros meses de 2023 definido, e mesmo com os resultados positivos em relação a abril, ainda não conseguimos suplantar o acumulado do mesmo período de 2022, nem o de 2021. Isso demonstra que a recuperação ainda não ocorreu, principalmente nos pneus de carga.”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip.
Já as vendas totais de pneus registraram alta de 8,5% em maio no comparativo com o mês anterior, subindo de 4,4 milhões para 4,8 milhões de unidades comercializadas. As negociações para montadoras subiram 14,4% (1 milhão para 1,2 milhão de unidades) enquanto o mercado de reposição cresceu 6,6% (3,3 milhões para 3,5 milhões).
Entre os segmentos, o único que registrou queda em maio foi o setor de comerciais leve. No total foram comercializadas 691 mil unidades, resultado 1,3% menor que o verificado em abril, quando foram vendidos 700 mil pneus. As vendas para montadoras tiveram alta de 20% (286 mil para 343 mil). Já as comercializações para reposição caíram 16% (414 mil para 348 mil). No acumulado, em comparação com 2022, a queda nas vendas totais foi de 4,6%.
As vendas para veículos de passeio subiram 8,5% em maio. O segmento saiu de 2,2 milhões de unidades vendidas em abril para 2,4 milhões em maio. A comercialização para montadoras obteve alta de 15,5%, saindo de 606 mil para 700 mil pneus. Já no mercado de reposição o aumento foi de 5,8%, com 1,6 milhão no quarto mês do ano e 1,7 milhão de unidades em maio. No acumulado do ano, em comparação com 2022, houve queda de 3,1% nas vendas totais.