Sonia Moraes
Em sua oitava edição, o Frotas Conectadas 2023, realizado no Transamérica Expo Center em São Paulo, reuniu 30 expositores e 1,5 mil participantes no maior evento de inovação e negócios, cujo objetivo é conectar a indústria de tecnologia, automobilística e de transporte e logística.
Neste evento, foram colocados em discussão temas ligados a inovação, conectividade, sustentabilidade, eficiência energética, veículos elétricos, telemetria, desafios do e-commerce e das operações logísticas e outras questões relevantes para o setor automotivo, de transportes e serviços.
Na cerimônia de abertura, foi abordada a transformação do evento Frotas Conectadas, que neste ano foi realizado em um espaço maior, de quatro mil m², e contou também com exposição das novidades e tendências das principais empresas do setor. “Este ano decidimos expandir e trazer o evento para um pavilhão maior e já estamos planejando ampliar a próxima edição”, disse Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.
No primeiro dia do evento, o painel “Nova Infraestrutura para o Abastecimento das Frotas no Futuro” contou com participação de Paulo Maisonnave, head da Enel X Way Brasil e Flávio Pimenta, E-Mobility Business Manager da Nansen.
Maisonnave observou que há uma série de questões e preconceitos associados à transição energética e que o papel da Enel X Way é ajudar as pessoas a se ‘descarbonizarem’. “A transição energética é uma realidade porque envolve eficiência econômica, meio ambiente, sustentabilidade e saúde. Estamos falando de uma opção de transporte mais eficiente, mais econômica e mais saudável e o transporte é um dos segmentos mais fácil de eletrificar. Já eletrificamos o metrô e o trem, e agora os veículos sobre rodas é próximo passo para a eletrificação.”
O executivo da Enel X Way apresentou no evento do Wey Fleet, produto da Enel Global que está sendo lançado no Brasil para apoiar os frotistas que pretendem eletrificar suas frotas. “A empresa identifica a frota, com dados de quilometram diária, rotas, autonomia necessária, o tipo de veículo e faz o modelo de substituição e indica qual o veículo elétrico mais adequado e dimensiona a infraestrutura”, explica Maisonnave.
Pimenta, da Nansen, comentou que toda sociedade tem que se preocupar com o excesso de gases de efeito estufa, e que o transporte aparece como uma das soluções para este problema por meio da mobilidade elétrica.
“Hoje o cenário da eletrificação do transporte é bastante favorável. Temos uma variedade de veículos, aplicações e diversificada motorização – híbridos plug-in, não plug-in e os 100% elétricos. Além disso, o cenário é positivo porque temos bateria diminuindo de tamanho e veículos com mais autonomia – já temos veículos híbridos que entregam 170 km no elétrico e o restante é a combustão, o que garante segurança ao usuário em viagens longas”, disse Pimenta.
No painel “Soluções em Conectividade e Serviços para a Gestão do Transporte”, os participantes Renato Perrote, gerente de tecnologia e operações da Volkswagen Caminhões e Ônibus/RIO e Fernando Piton, gerente de vendas da Eaton destacaram a importância da conectividade.
Renato Perrote ressaltou os mais de 20 serviços da montadora para atender os clientes, entre eles o VolksCare, a literatura de bordo, manual cognitivo, manual digital cognitivo, atendimento pelos canais digitais e agendamento digital. Planos de manutenção sob medida, os serviços de conectividade e os serviços da plataforma RIO. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus sempre esteve próxima dos clientes e trabalha com soluções digitais que busquem facilitar o dia a dia, melhorar a eficiência energética, a eficiência da operação, a disponibilidade do veículo, sempre em busca do melhor custo operacional.”
Fernando Piton apresentou a estratégia diversificada da Eaton com mais de mil part numbers de peças para o mercado de aftermarket e a entrada da empresa na era digital com catálogo eletrônico com mais de 75 mil downloads e atualização on-line em três idiomas. “A telemetria tem contribuído para a evolução, mas de nada adianta se não entender o mercado e a operação”, disse Piton.
Frotas –
Fernando Klein, diretor de vendas LM Frotas, que em 2021 formou uma joint venture com a Volkswagen Financial Service, discorreu sobre a importância da locação para aumentar a produtividade dos clientes. A empresa é uma das principais locadoras do mercado com mais de 70 mil veículos alugados. “A LM Assine Truck oferece pacotes flexíveis de serviços e customizados para qualquer tipo de aplicação”, disse Klein.
Na área de ônibus, a LM Frotas já vê uma movimentação mais intensa de migração de frota própria para locação no segmento de fretamento e no urbano a empresa já tem negociação em andamento.
Klein destacou também a tendência do mercado de trabalhar com programa por assinatura. “Já temos mais de 500 carros por assinatura. Isso já é uma realidade.”
O painel “Novos Modelos de Negócios Revolucionando o Transporte” foi debatido por José Geraldo Junior, diretor comercial do Grupo Vamos, Thiago Carvalho, head digital Mobility Services Continental VDO e Carlos Eduardo Cardoso, diretor e-City Brasil da Enel X.
O diretor do Grupo Vamos lembrou que a locação ajuda as empresas a reduzirem custos operacionais e aumentarem a produtividade, e destacou o portfólio da empresa composto por caminhões, produtos da linha agro, linha amarela (tratores), intralogística, ônibus, caminhão para implemento e veículos elétricos.
Thiago Carvalho apresentou as soluções da Continental para a mobilidade, como a plataforma modular de telemetria Fleet Tracking Service (FTS), serviço de rastreamento que auxilia na gestão de frotas de veículos leves e pesados.
Carlos Eduardo Cardoso, da Enel X falou que as cidades e os estados têm um papel fundamental para a formação de um futuro sustentável e informou que a empresa tem mais de cinco mil ônibus elétricos administrados, com o primeiro projeto implantado em 2017 em Santiago, no Chile, depois em Bogotá, na Colômbia, e desde 2019 atende clientes no Brasil, com projetos de infraestrutura para operação de veículos elétricos.
Alex Augusto Miranda Fontes, head de last mile América Latina do Mercado Livre, e Melissa Nunes, gerente regional de marketing da Geotab, discutiram “Os Novos Desafios do Last Mile Pós Pandemia”.
“A pandemia catalisou a penetração do e-commerce no Brasil, e hoje o maior desafio é dar conta de atender o grande o volume de vendas on-line que vem crescendo muito, tornando cada vez mais complexo de fazer a gestão de entregas”, disse Fontes.
Para a Geotab, que oferece serviço de rastreamento e gerenciamento de frotas, o grande desafio é ter inteligência para tomar decisão pró-ativa. “Com a inteligência artificial vamos ter mais informações para tomar decisão”, disse Melissa Nunes.
“Como a Conectividade está Transformando a Segurança nas Estradas” foi o tema discutido por Marco Righetti, diretor sênior de arquitetura e engenharia da Oracle América Latina, Rodrigo Mourad, presidente da Cobli e Danilo Guedes, presidente ABC Cargas.
Danilo Guedes comentou que a ABC Cargas conseguiu zerar acidentes e economizar R$ 120 mil com a plataforma de inteligência da Cobli, que permitiu à empresa inovar na sua gestão. “Economizamos este valor por ano que era o gasto médio com acidentes no acionamento de franquia de seguro.”
Eletrificação sustentabilidade –
No painel “Veículos Elétricos e seu Impacto Transformador nas Frotas” o professor Edgar Barassa, fundador da startup de tecnologia Otsmah, destacou que as vendas de veículos elétricos no mundo dobraram em 2022, alcançando mais de 310 mil veículos, sendo 60 mil caminhões. E a participação dos veículos comerciais leves nas vendas globais é de 3,6%. “No Brasil estima-se mais de 500 veículos comerciais leves elétricos circulando e há uma tendência de crescimento.”
Ricardo Bastos, presidente da ABVE afirmou que o preço do veículo elétrico está caindo, enquanto dos movidos a diesel está subindo e a tendência é de chegar a um equilíbrio.
Felipe Valente Alva, gerente Rio e novos serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus/RIO, informou que a Volkswagen trabalha com sete parceiros diferentes de carregadores para adequar à demanda do cliente.
No painel “A Ciência de Dados Aumentando a Performance do Transporte” o participante Márcio Toscano, diretor de marketing e comercial da Autotrac, disse que a Autotrac está investindo na evolução do seu produto e na expansão da rede de serviços, que conta hoje com 60 pontos e a meta é chegar a 80. “As empresas não vão mais se preocupar com os dados, mas como usar esses dados.”
“O Papel do Concessionário de Veículos do Futuro” foi discutido por Oswaldo Ramos, chief commercial officer da GWM e Joel Beckenkamp, presidente da Assobens (associação dos concessionários Mercedes-Benz). “As concessionárias que entenderem a forma de abordar o cliente vão continuar no mercado”, disse o presidente da Assobens.
O tema “Sustentabilidade (ESG) e Eficiência Energética para Frotas” foi debatido por
Alan Frizeiro, gerente de serviços da Scania; Hélio Matias, VP Strategic Development da Ambipar Logistics; Everton Lopes, diretor de tecnologia Mahle, e Rogério Pires – VP Mobility South America Voith.
Alan Frizeiro disse que a Scania não acredita em solução única e entende que em algum momento terá matrizes diversas. “A Scania entende que o futuro é elétrico, mas antes haverá uma transição e começará com o biometano.”
O painel “Como a Telemetria Otimiza as Operações de Frotas Rodoviárias” contou com a participação de Fabio Ferreira, diretor da unidade de negócios da Bosch; Raphael Aguiar, gerente comercial da Gestran e Paulo Eduardo Machado head of Revenue Operations da GoBrax.
“As ferramentas são importantes, mas é preciso definir o projeto”, disse Raphael Aguiar da Gestran e acrescentou que, apesar de tudo estar conectado as pessoas continuam importantes.
Paulo Machado da GoBrax observou que a mão de obra não acompanhou a evolução do caminhão e precisa ser treinada para garantir o desempenho do veículo. “O nosso aplicativo apresenta inovação a cada três meses, trazendo solução para que o motorista traga resultados.”
Todo o conteúdo da oitava edição do Frotas Conectadas já está disponível no YouTube.