Mercado de caminhões em compasso de espera

No segmento de implementos rodoviários, houve expansão no mês e no acumulado do ano; já o mercado de ônibus foi o que apresentou maior alta no ano

Márcia Pinna Raspanti

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de caminhões cresceu 8,3% em maio, em relação ao mês anterior. Na comparação a maio de 2022, houve retração de 23,45%, e no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a queda foi de 8,18%.

Na avaliação da entidade, o segmento de caminhões também vem sendo afetado pela seletividade de crédito, como está ocorrendo no mercado de automóveis. “Notamos que o comprador desse tipo de veículo segue em compasso de espera, já que ainda ocorre uma adequação de preços dos produtos, por conta da introdução da tecnologia do Euro 6 nas novas linhas”analisa Andreta Jr.

No segmento de implementos rodoviários, os resultados são positivos. Em maio, houve expansão de 23,68% em relação a abril, e de 23,68% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, o crescimento dos emplacamentos chegou a 4,3%.

Em geral, o mercado de implementos segue de perto o resultado de caminhões, mas, em 2023, por conta da introdução do Euro 6, há um descolamento de desempenho dos dois segmentos. “Isso fica claro ao analisarmos o resultado de maio, com os emplacamentos de implementos registrando alta de dois dígitos, enquanto caminhões tiveram queda nas vendas sobre o ano passado”, diz o presidente da Fenabrave.

O mercado de ônibus apresentou a maior alta no ano, porém, com volumes baixos em relação ao total do setor, os ônibus seguem em recuperação, especialmente, por conta dos programas governamentais de transporte público, como o Caminho da Escola. “Em que pese a base baixa de comparação, já que nos 5 primeiros meses do ano passado, menos de 7,5 mil unidades haviam sido emplacadas, o desempenho tem se mantido em um patamar de crescimento”, comenta Andreta Jr.

Em maio, o segmento de ônibus cresceu 34% na comparação com o mês anterior, e avançou 28,83% em relação a maio de 2022. Já no acumulado dos cinco meses de 2023, a expansão atingiu 51,32%.

Veja também

Por