A EcoRodovias está buscando startups que possam desenvolver uma ferramenta para avaliar se seus fornecedores estão alinhados com práticas de sustentabilidade. A ideia da empresa é poder contar com um sistema que meça, de forma isométrica, os seus fornecedores estratégicos que já integram a cadeia do grupo, além de novos parceiros. Somente em 2022, a EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do país, pagou R$ 3,8 bilhões em compras de materiais e contratações de serviços.
O gerente de sustentabilidade da companhia, Moises Basilio, explica que todos os fornecedores e parceiros estratégicos de negócios já devem aderir ao Código de Conduta para Terceiros da EcoRodovias que prevê compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG). “O que buscamos agora é aprimorar nosso processo de avaliação, de forma justa e equânime, quanto ao grau de comprometimento com a sustentabilidade. Esse Indicador será uma referência a mais para a tomada de decisão em contratações do grupo”, comenta.
O desafio às startups foi lançado pela EcoRodovias na plataforma Cubo, hub de inovação e empreendedorismo do Itaú. A ideia é que a companhia possa contar com um sistema de fácil interação e captura de dados, que meça o quanto uma empresa adota práticas ESG com um modelo transparente de geração de notas. A metodologia deve permitir a comparação entre os fornecedores que já atendem a companhia com possíveis novos fornecedores levando em consideração os diversos escopos de contratações da companhia.
“Hoje não temos como comparar esses fornecedores que se submetem a alguma tomada de preço considerando seus comprometimentos com aspectos ESG. A ideia é que esta avaliação também estimule o engajamento de nossos parceiros na busca por práticas sustentáveis e na adoção de cada vez mais e melhores ações nesse sentido”, esclarece Moisés.
As startups interessadas devem integrar o hub do Cubo e inscrever suas soluções até o dia 21/6 pelo link: https://cubo.network/geracao-de-negocios/bd3d202a-cbf8-4fef-8836-450b1925f99c. Essa é mais uma das medidas adotas pela EcoRodovias para garantir a adesão de sua cadeia de fornecedores a práticas sustentáveis. A companhia mantém o “Programa de Engajamento da Cadeia de Fornecedores” que busca incentivar seus principais parceiros a desenvolverem aspectos ligados a saúde, segurança e meio ambiente. A iniciativa identifica fragilidades que podem ser aprimoradas e convida as empresas para uma agenda de treinamentos e ações que busca melhorar seus desempenhos. O Programa também visa fortalecer o engajamento interno da companhia, entre os gestores dos contratos, já que são eles os principais agentes para disseminar a cultura de sustentabilidade na cadeia de fornecedores.