EcoRodovias convoca startups para comparar práticas ESG de seus fornecedores

Avaliação irá orientar as contratações da companhia, uma das maiores de infraestrutra rodoviária do país, que em 2022, as empresas que contratou R$ 3,8 bilhões em materiais e serviços

A EcoRodovias está buscando startups que possam desenvolver uma ferramenta para avaliar se seus fornecedores estão alinhados com práticas de sustentabilidade. A ideia da empresa é poder contar com um sistema que meça, de forma isométrica, os seus fornecedores estratégicos que já integram a cadeia do grupo, além de novos parceiros. Somente em 2022, a EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do país, pagou R$ 3,8 bilhões em compras de materiais e contratações de serviços.

O gerente de sustentabilidade da companhia, Moises Basilio, explica que todos os fornecedores e parceiros estratégicos de negócios já devem aderir ao Código de Conduta para Terceiros da EcoRodovias que prevê compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG). “O que buscamos agora é aprimorar nosso processo de avaliação, de forma justa e equânime, quanto ao grau de comprometimento com a sustentabilidade. Esse Indicador será uma referência a mais para a tomada de decisão em contratações do grupo”, comenta.

O desafio às startups foi lançado pela EcoRodovias na plataforma Cubo, hub de inovação e empreendedorismo do Itaú. A ideia é que a companhia possa contar com um sistema de fácil interação e captura de dados, que meça o quanto uma empresa adota práticas ESG com um modelo transparente de geração de notas. A metodologia deve permitir a comparação entre os fornecedores que já atendem a companhia com possíveis novos fornecedores levando em consideração os diversos escopos de contratações da companhia.

“Hoje não temos como comparar esses fornecedores que se submetem a alguma tomada de preço considerando seus comprometimentos com aspectos ESG. A ideia é que esta avaliação também estimule o engajamento de nossos parceiros na busca por práticas sustentáveis e na adoção de cada vez mais e melhores ações nesse sentido”, esclarece Moisés.

As startups interessadas devem integrar o hub do Cubo e inscrever suas soluções até o dia 21/6 pelo link: https://cubo.network/geracao-de-negocios/bd3d202a-cbf8-4fef-8836-450b1925f99c. Essa é mais uma das medidas adotas pela EcoRodovias para garantir a adesão de sua cadeia de fornecedores a práticas sustentáveis. A companhia mantém o “Programa de Engajamento da Cadeia de Fornecedores” que busca incentivar seus principais parceiros a desenvolverem aspectos ligados a saúde, segurança e meio ambiente. A iniciativa identifica fragilidades que podem ser aprimoradas e convida as empresas para uma agenda de treinamentos e ações que busca melhorar seus desempenhos. O Programa também visa fortalecer o engajamento interno da companhia, entre os gestores dos contratos, já que são eles os principais agentes para disseminar a cultura de sustentabilidade na cadeia de fornecedores. 

Veja também