A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de abril de 2023, que mostram declínio contínuo, porém mais lento, em relação à demanda do ano anterior. A demanda global, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTK), caiu 6,6% em relação a abril de 2022 (-7,0% nas operações internacionais). Ainda assim, esta queda representa uma melhoria em relação ao desempenho do mês anterior (-7.6%).
A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTK), aumentou 13,4% em relação a abril de 2022. Também aumentou 3,2% em relação a abril de 2019, marcando a primeira vez em três anos que a capacidade superou os níveis pré-covid. O forte crescimento é reflexo do aumento da capacidade de carga em voos de passageiros à medida que o transporte de passageiros continua se recuperando. Com esse ajuste, a capacidade de cargueiros caiu 2,3%. As operações de Preighters (aeronaves de passageiros ajustadas para carga) cessaram em março após 2,5 anos de atividade contínua.
Entre os principais fatores que influenciaram a demanda a IATA cita os novos pedidos de exportação globais, um dos componentes do PMI, índice que mede a demanda por carga e que melhorou em abril. O nível do PMI da China ultrapassou a marca crítica de 50, indicando que a demanda por produtos manufaturados da maior economia de exportação do mundo está crescendo.
O comércio global de mercadorias aumentou 0,2% em março – este foi o primeiro aumento na comparação ano a ano desde novembro de 2022. Os aumentos dos preços ao consumidor e ao produtor foram moderados. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril registrou taxas de 5,0% nos Estados Unidos, 0,3% na China e 3,5% no Japão. Embora tenha sido maior na Europa (8,1%), está bem abaixo do pico de 11,5% registrado em outubro de 2022.
“O setor de transporte aéreo de carga está se ajustando às implicações da recuperação da demanda de passageiros, que promove a expansão da capacidade de carga nas aeronaves de passageiros. As operações de Preighters acabaram em março e a capacidade de cargueiros caiu 2,3% em abril. O ambiente da demanda é difícil de compreender. Reduzir a inflação é definitivamente uma ação positiva, mas isso pode levar a políticas monetárias menos firmes que podem afetar a demanda, e isso ainda não está claro. A resiliência apresentada pelo setor de carga aérea durante a crise da Covid-19 também é fundamental neste período pós-crise”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Por região –
As companhias aéreas da América Latina apresentaram queda de 1,6% nos volumes de carga em abril de 2023 em comparação com abril de 2022. Esse resultado representou uma melhoria no desempenho em relação a março (-4,4%). A capacidade em abril aumentou 8,1% em relação ao mesmo mês de 2022.
A África foi a única região a registrar desempenho positivo em abril, com aumento de 0,9% na demanda em relação a abril de 2022. Esse resultado representou uma melhoria no desempenho em relação ao mês anterior (-4,3%). Em particular, a rota comercial África-Ásia apresentou aumento significativo de 20,0% na demanda de carga em abril em relação ao ano anterior. A capacidade ficou 5,3% acima dos níveis de abril de 2022.
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram recuo de 0,4% em seus volumes de carga aérea em abril de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Ainda assim, essa foi uma melhoria significativa no desempenho em relação a março (-6,8%). A capacidade disponível na região aumentou 41,2% em comparação com abril de 2022, à medida que mais capacidade foi disponibilizada em voos de passageiros, com a recuperação desse serviço.
A América do Norte teve o pior desempenho entre todas as regiões, com retração de 13,1% nos volumes de carga em abril de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Esse resultado indicou queda no desempenho em relação a março (-10,2%). Em particular, as companhias aéreas da região apresentaram redução significativa na demanda internacional em abril devido à queda substancial nos volumes em duas grandes rotas comerciais: América do Norte-Europa (-13,5%) e América do Norte-Ásia (-9,3%). A capacidade diminuiu 1,5% em relação a abril de 2022.
As transportadoras da Europa apresentaram diminuição de 8,2% nos volumes de carga em abril de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Este resultado representa uma pequena queda no desempenho em relação a março (-7,4%). As companhias aéreas da região apresentaram redução significativa na demanda internacional devido às quedas de dois dígitos na rota comercial América do Norte-Europa (-13,5%), e dentro da Europa (-16,1%). Esses resultados foram parcialmente compensados pela forte demanda na rota Europa-Ásia (3,4%), o que ajudou a mitigar a queda geral na região. A capacidade aumentou 7,8% em abril de 2023 versus abril de 2022.
As transportadoras do Oriente Médio apresentaram redução de 6,8% nos volumes de carga em abril de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. Este resultado representou uma pequena queda no desempenho em comparação com o mês anterior (-5,5%). A capacidade aumentou 10% em relação a abril de 2022.