Latam inaugura rota cargueira Miami-São José dos Campos

Nos últimos três anos, a companhia estreou outras operações cargueiras inéditas no Brasil, como Miami-Florianópolis e Cidade do México-Recife

A Latam Cargo acaba de inaugurar a rota cargueira Miami-São José dos Campos. A ampliação da conectividade facilita as importações na região do Vale do Paraíba, interior paulista, pois o aeroporto de Miami é um hub (centro de conexões) que conecta cargas aéreas provenientes de outras localidades nos Estados Unidos e na Europa.

O primeiro voo decolou de Miami dia 23 de maio e pousou às 9 horas (hora local) na manhã de 24 de maio no aeroporto prof. Urbano Stumpf. Nos últimos três anos, a Latam Cargo estreou no Brasil outras operações cargueiras inéditas, como Miami-Florianópolis e Cidade do México-Recife.

A nova rota Miami-São José dos Campos conta com dois voos por semana, sempre às terças e sextas-feiras, e é operada por aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para transportar em cada voo até 55 toneladas de diversos tipos de cargas: medicamentos, cargas frescas, itens de grandes dimensões, entre outros. Foi planejada para atender sobretudo à demanda do Vale do Paraíba por insumos para as indústrias da região.

“Investimos em conectividade no Brasil para aproximar negócios e ajudar a desenvolver outras atividades. A rota cargueira internacional para São José dos Campos torna mais rápida e dinâmica a importação de equipamentos eletrônicos e insumos para toda a cadeia industrial do Vale do Paraíba, sobretudo a do setor aeroespacial”, explica Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil.

O aeroporto de São José dos Campos é estratégico porque está localizado no coração da região metropolitana do Vale do Paraíba, o segundo maior enclave industrial do Brasil, próximo aos principais centros industriais do estado de São Paulo. Isso o torna um local conveniente para o transporte de cargas para a região.

O aeroporto possui a terceira pista mais longa do estado de São Paulo e um terminal de cargas modernizado. As indústrias aeroespacial, aeronáutica, automobilística, eletrônica e outras de alta tecnologia localizadas no Vale do Paraíba e nas regiões adjacentes serão beneficiadas com a nova rota, com vantagens competitivas como a redução de custos de importação.

Atualmente, a Latam Cargo atende 49 destinos no Brasil e conecta o país com outros 19 no exterior. A empresa realiza os seus transportes em aeronaves cargueiras e na barriga de 90% da frota de aeronaves de passageiros da Latam. Em todo o mundo, o grupo Latam opera atualmente uma frota de 17 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e BCF. 

Como resultado no Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam Cargo é a atual líder do transporte internacional de cargas aéreas se considerada a operação somada de todas as suas subsidiárias com atuação no país: Latam Brasil, LAN Chile, LAN Peru, ABSA e LAN Cargo.

Veja também

Por