Sonia Moraes
A Scania acrescenta mais um modelo ao seu portfólio de caminhões com o lançamento da linha Plus de 450 e 540 cavalos de potência. “Os novos modelos começam a ser vendidos a partir de junho e vão complementar o mix de caminhões rodoviários da marca, custando de 6% a 8% menos que a linha Super”, disse Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte Scania operações comerciais Brasil. “Para atender ao pedido dos clientes escolhemos os modelos de 450cv e 540cv, potências campeãs de vendas, e adicionamos pacotes completos de segurança de conforto”, destacou Nucci.
O modelo R 450 Plus de 450 cavalos de potência possui duas opções de trações 4×2 e 6×2. O R 540 Plus de 540 cavalos tem 6×4 de tração, ideal para composições de nove eixos. Os veículos saem de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder, caixa Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão e estão disponíveis com pacotes de segurança, conforto e eficiência.
O pacote de segurança oferece airbag no volante, airbag lateral de cortina (motorista), AEB (frenagem de emergência avançada), LDW (aviso de saída de faixa), farol H7 e faróis no teto. O conforto dispõe de cabine Highline, geladeira e multimídia com Bluetooth. E o pacote eficiência é composto por defletores laterais e no teto.
Programa de manutenção–
Para a nova linha de caminhões Euro 6, a Scania fez alterações no Programa de Manutenção Scania (PMS), que a partir do dia 16 de junho passará a se chamar Serviços Scania PRO, com o objetivo de oferecer um serviço ainda mais proativo, profissional e personalizado.
“Os serviços Scania PRO com cobertura estendida são muito mais que manutenção, é a transformação em algo maior”, disse Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania operações comerciais Brasil. “A partir de sugestões dos clientes e da rede de concessionárias, fomos construindo a nova solução de serviços, reavaliando processos internos, atualizando necessidades do mercado e antecipando tendências para acompanhar o nível de eficiência da Nova Geração Euro 6.”
Os serviços Scania PRO estão divididos em três modalidades – Control, Personal e Premium – e oferecem cobertura estendida para os caminhões zero quilômetro, atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania, possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do cliente e apoio 24 horas via linha direta 0800 para atender eventuais dúvidas dos clientes, passando dados sobre os produtos de serviços contratados, vigência das soluções e outros.
A modalidade Control oferece manutenção otimizada para a redução de custos, com planos flexíveis, que proporcionam intervalos entre paradas para manutenção adequados a cada operação. Estão incluídas a cobertura estendida do trem de força até o terceiro ano do veículo e pacote de conectividade avaliação do motorista.
A Personal oferece proteção de itens preventivos, três anos de cobertura trem de força e chance de personalização de acordo com as demandas do cliente. Também estão inclusos o Control Tower e pacote de conectividade avaliação do motorista.
A Premium tem cobertura mais completa das soluções de serviços da marca no Brasil. Estão incluídos os itens preventivos e corretivos, possibilidade de personalização complementar e quatro anos de cobertura completa.
Mercado–
Depois do grande impacto enfrentado no ano passado com a falta de semicondutores e baixa na procura por caminhões, a Scania, que ainda trabalha em jornada reduzida de três dias por semana na linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), começou a registrar a partir de maio uma melhora nos negócios. “O cliente que estava adiando a renovação de suas frotas voltou a comprar e já temos negócios fechados para o segundo semestre”, disse Simone Montagna, presidente e CEO da Scania operações comerciais Brasil.
O italiano, que já comandou as operações da Scania em Milão, na Itália, em 2001, e na Rússia em 2006 e 2020, tendo passado pelo Brasil em 2009, como diretor do Scania Banco, ocupa o novo cargo no país desde fevereiro de 2023 e avalia que o momento atual é desafiador. “Além de entrar em vigor a Euro 6, teve a eleição do novo presidente, o que causou insegurança aos clientes que agora começam a retomar suas compras, mas o ano deverá terminar com resultado inferior a 2022”, disse Montagna.
A grande aposta da Scania para ampliar as vendas dos seus novos caminhões é o TCO que o veículo oferecerá aos clientes. “Temos um custo total de operação imbatível para soluções de transporte e logística com base nos pilares da eficiência energética, combustíveis renováveis, conectividade e digitalização, e transportes inteligentes e seguros”, destacou o presidente.
Na avaliação de Nucci, o mercado de caminhões deve encerrar 2023 com vendas 10% a 11% menores que 2022, a mesma projeção da Anfavea. “Os clientes de médio e grande porte já começaram a fazer as compras, mas os de pequeno porte, que atuam no varejo, ainda estão com dificuldades, por causa da elevada taxa de juros e a indisponibilidade de crédito”, disse o diretor.
Nucci comentou que, se considerar as condições macroeconômica do país, com o bom desempenho do agronegócio, do setor de mineração e de madeira, levar em conta que a taxa de juros tende a cair e o segundo semestre sempre é melhor, a expectativa é que o mercado de caminhões termine bem 2023. “Mas ainda teremos desafios e acho que a melhora no segundo semestre não seja suficiente para compensar a perda no primeiro semestre deste ano.”