Ford lança a Maverick Hybrid no mercado brasileiro

A picape híbrida já está disponível nas revendas da marca na versão de luxo Lariat por R$ 244.890

A Ford lança no Brasil a Maverick Hybrid, a primeira picape híbrida do mercado, que está equipada com motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico. Esse conjunto gera uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo rodar 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma autonomia de mais de 800 km.

De acordo com a Ford, se comparada às picapes e SUV concorrentes a diesel, a Maverick Hybrid Lariat é cerca de 30% mais econômica. A Maverick Hybrid foi testada e validada em mais dez milhões de quilômetros, rodando sob condições extremas em diferentes tipos de terreno. Sua construção tipo monobloco incorpora a caçamba conectada ao pilar C, o que contribui para a alta rigidez torsional.

“A Maverick segue os mesmos requisitos de rigidez e resistência das picapes maiores da Ford, Série F e Ranger. Não por acaso, ela foi eleita Picape do Ano nos Estados Unidos, o mercado de picapes mais exigente e competitivo do mundo”, diz Klaus Mello, gerente de desenvolvimento do produto da Ford América do Norte, brasileiro que liderou o projeto da Maverick nos Estados Unidos.

A caçamba, com capacidade de 943 litros e 659 kg, é totalmente funcional. Com 1.344 mm de comprimento e largura padrão para acomodar um pallet (1.353 mm), oferece flexibilidade para diversos tipos de carga. Ela é revestida com material resistente e possui compartimentos inteligentes nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisores. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.

O freio regenerativo com assistência em rampas, a grade aerodinâmica ativa, o sistema Auto Start-Stop e os pneus de alta eficiência, medida 225/60 R18, contribuem para a Maverick Hybrid atingir um consumo combinado de 14,6 km/l (padrão INMETRO). O tanque de combustível comporta 57 litros.

A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é extremamente compacta, o que possibilita sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.

A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, tem amortecedores com “stop” hidráulico e a suspensão traseira é formada por eixo de torção e molas de força vetorada. Ambas garantem um rodar macio e controlam com eficiência a rolagem da carroceria. “A Ford produz híbridos desde 2005, tem experiência e mais de um milhão de veículos no mercado. Todo esse conhecimento foi aplicado na Maverick Hybrid para assegurar sua robustez e proporcionar uma condução extremamente segura e confortável, no estilo ‘tapete mágico’. É uma picape Raça Forte que possui o DNA Ford de dirigibilidade”, destaca Mello.

Veja também