Daimler Truck celebra a venda de mil unidades do Active Brake Assist

Dentre as marcas da Daimler Truck, a Mercedes-Benz se destaca por suas conquistas tecnológicas pioneiras na área de segurança

A Daimler Truck estabeleceu o objetivo de equipar, no mínimo, 75% dos veículos que serão entregues em seus mercados principais em 2025 e atingir 80% em 2030 com um sistema de segurança que ultrapasse as exigências das legislações em termos de desempenho e aplicação. Vários sistemas de segurança são utilizados primeiramente na Mercedes-Benz Trucks e depois sucessivamente oferecidos pelas outras marcas de acordo com a estratégia da sua plataforma global e com as demandas de mercado e dos clientes. O grupo detém as marcas: Mercedes-Benz, Freightliner, Fuso, Setra, Thomas Built Buses, Western Star, Bharat Benz e Rizon.

No ano passado, por exemplo, novos sistemas de segurança e assistência foram disponibilizados em outros mercados, marcas e modelos. Entre eles, o assistente de proteção lateral (Active Sideguard Assist) no caminhão Cascadia da Freightliner e o sistema de assistência ativa à condução de segunda geração (Active Drive Assist 2) nos ônibus rodoviários Setra ComfortClass e TopClass. Já o assistente ativo de frenagem emergencial automático, que foi apresentado pela primeira vez em 2006, tem uma história de sucesso especial – o Active Brake Assist (ABA) já foi vendido mais de um milhão de vezes para caminhões e ônibus da Daimler Truck.

A Mercedes-Benz Trucks, por exemplo, foi a primeira fabricante a introduzir o sistema anti-bloqueio dos freios (ABS) nos caminhões em 1981. O controle de estabilidade ASR se seguiu, alguns anos depois. Com a introdução do primeiro Actros em 1996, a Mercedes-Benz Trucks novamente estabeleceu o padrão no mercado com o sistema de frenagem eletrônico EBS. No ano 2000, seguiram-se o assistente de controle de aproximação (Proximity Control Assist) e o assistente de faixa de rolagem (Lane Assistant) como novos sistemas de segurança revolucionários. Em 2001, foi a vez do Programa Eletrônico de estabilidade (ESP) para os caminhões. Em 2002, estrearam na segunda geração do Actros o sistema de ajuda para partida em rampa (Hill holder) e o ABA.

Assistente ativo de frenagem

Em 2006, o ABA abriu uma nova era para as tecnologias de assistência de segurança. Pela primeira vez, um caminhão conseguiu dar início a uma frenagem máxima até a parada total dentro dos limites do sistema. Nos anos seguintes, as funções do ABA foram expandidas sistematicamente.

Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz, o ABA está em sua quinta geração. Por meio de radar e câmeras, o ABA 5 identifica veículos à frente e também pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Assim, o ABA reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do veículo.

Assistente de proteção lateral com função de frenagem autônoma

O assistente de proteção lateral (Sideguard Assist S1R), que já está disponível como item de série desde 2016 para muitos modelos do Actros, Arocs e Econic, é outro exemplo de papel pioneiro que a Daimler Truck desempenha no desenvolvimento de sistemas de segurança e assistência. Essa avançada tecnologia ajuda a evitar acidentes com pedestres e ciclistas.

Em junho de 2021, a Daimler Truck lançou o Active Sideguard Assist (ASGA). Esse sistema inovador não só consegue avisar o motorista da presença de ciclistas, motos ou pedestres em movimento, no lado do passageiro da frente, como também dá início a uma frenagem autônoma do veículo até a parada total, numa velocidade de virada de 20 km/h se o motorista deixar de reagir apropriadamente ao aviso acústico e visual. O ASGA consegue reconhecer a necessidade dessa intervenção de frenagem para evitar a colisão em potencial.

Segunda geração da MirrorCam

Para os avisos visuais, o Sideguard Assist S1R e o ASGA utilizam o display do MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras digitais da Mercedes-Benz que substitui os espelhos retrovisores convencionais. A segunda geração do Mirrorcam já está em uso desde abril de 2022 e consegue proporcionar ao motorista melhor auxílio em muitas situações da estrada, graças aos braços dez centímetros mais curtos da câmera e novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios dos braços mais curtos da câmera é que agora os motoristas conseguem dar ré em linha reta com maior facilidade do que com as de primeira geração. Isso se deve especialmente ao fato de que a perspectiva da MirrorCam agora se parece muito mais com o de um espelho convencional.

A evolução na correspondência de cor e brilho dentro do sistema de câmera, significa que as telas podem representar a área relevante para a situação da condução com ainda mais precisão, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado. Além disso, o novo MirrorCam ajuda o motorista em ultrapassagens, manobras, direção com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.

Condução parcialmente autônoma

Uma pesquisa da Daimler Truck sobre acidentes levou ao desenvolvimento do conceito do sistema de assistência ativa à condução (Active Drive Assist – ADA), que desde 2018 permite a condução parcialmente autônoma (Nível 2) de um caminhão de produção em série pela primeira vez. Em certas condições, o sistema opcional ajuda ativamente o motorista com orientação no sentido longitudinal e lateral, auxiliando-o a manter automaticamente sua distância, acelerar e dirigir, desde que as condições requeridas pelo sistema sejam cumpridas, como haver raio suficiente na curva ou ainda sinalização claramente visível na pista. Se o motorista se aproximar demais do veículo à frente, o ADA consegue frear de maneira autônoma o caminhão para manter a distância definida do veículo à frente. Quando a distância do veículo à frente está adequada, o sistema pode acelerar o caminhão, voltando à velocidade ajustada.

Desde junho de 2021, a última geração do ADA 2, com função de parada de emergência, conseguiu fazer ainda mais: esse sistema consegue iniciar uma parada de emergência quando detecta que o motorista, durante a viagem, não está mais dirigindo ativamente, por exemplo, devido a um problema de saúde. Assim que o caminhão parar, o sistema pode engatar automaticamente o novo freio de estacionamento eletrônico. As portas também são destravadas para que os paramédicos ou outros socorristas possam ter acesso direto ao motorista em caso de emergência médica.

Veja também