A BorgWarner foi selecionada para fornecer seu sistema eFan de alta tensão para uma montadora global de veículos comerciais para uso nos mercados europeu e norte-americano. Isso marca o primeiro negócio do sistema eFan na América do Norte para a BorgWarner, bem como sua primeira conquista global no segmento eFan de alta tensão e baixa potência. O sistema eFan, que pode ser aplicado a veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos a célula de combustível (FCEV), estará nos caminhões elétricos pesados a bateria da montadora para atingir os mais altos requisitos de resfriamento e oferecer o melhor desempenho da categoria.
Para este projeto, a BorgWarner está fornecendo seu sistema eFan R10 completo, que inclui ventilador, motor eletrônico e inversor de alta tensão integrado. O eFan R10 é capaz de até 10 kW de potência e 40 Nm de torque com uma faixa de temperatura operacional de 40 graus Celsius negativos a 80 graus Celsius.
“A BorgWarner aplicou sua experiência em desempenho de ventiladores, motores elétricos e eletrônica de potência para desenvolver sistemas eFan altamente eficientes para uma variedade de veículos elétricos”, disse Joe Fadool, vice-presidente e gerente geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems. “Temos o prazer de estender nosso trabalho com esta montadora global para o fornecimento de nossos eFans de alto desempenho, apoiando ainda mais nossa estratégia de sustentabilidade para criar um mundo mais limpo e com mais eficiência energética.”
O sistema eFan da BorgWarner possui uma ampla faixa de tensão operacional de 600 V até 850 V sem redução, garantindo compatibilidade com vários sistemas elétricos de veículos comerciais de alta tensão. Projetado para confiabilidade de longo prazo, o motor elétrico e a eletrônica de potência são refrigerados a líquido para serem compactos e robustos. Além disso, os ventiladores são otimizados para baixas velocidades com alta eficiência e ruído mínimo durante o carregamento da bateria.
O portfólio eFan da BorgWarner oferece opções de alta tensão para os segmentos de baixa e alta potência e apresenta um sistema eFan facilmente escalável com níveis de potência variados de 5 kW e torque de 20 Nm até 40 kW e 160 Nm. Este design modular oferece aos clientes a escolha de ventiladores abertos ou ventiladores de anel, bem como inversores externos ou integrados. Além disso, os componentes dos eFans são escaláveis, com a capacidade de personalizar interfaces e conectores para atender aos requisitos específicos do cliente.
Em dezembro de 2022, a BorgWarner adquiriu a Drivetek AG, aprimorando a experiência e os recursos de inversores da empresa e, por sua vez, apoiando o crescimento dos negócios eFan. O início da produção está previsto para o quarto trimestre de 2025, com volumes iniciais acima de 3.000, subindo para quase 74.000 até 2031 entre a América do Norte e a Europa.
“As hélices dos ventiladores eFan de alta tensão têm design e eficiência similares aos ventiladores produzidos no Brasil, na fábrica em Itatiba (SP), diferenciando basicamente no sistema de acionamento do ventilador”, explica Wilson Lentini, diretor geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil.
Os eFan são aplicados em caminhões e ônibus elétricos e o seu acionamento acontece por meio de um motor elétrico e inversor integrado. Já os ventiladores produzidos no Brasil são acionados por embreagens viscosas com controles mecânicos ou eletrônicos aplicados em motores à combustão a diesel (caminhões, ônibus e picapes). “Ambos os produtos têm como função primária o resfriamento dos motores à combustão ou elétricos”, complementa Lentini.