O Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG), grupo de empresas da indústria de maquinário de construção da China, lança no mercado brasileiro seu primeiro caminhão 100% elétrico rodoviário. O cavalo mecânico E7 49 T 6×4 tem 23.000 kg de peso bruto total (PBT) e 49 toneladas de PBTC.
Segundo a fabricante, o caminhão elétrico tem como diferencial emissão zero de carbono, redução de até 60% de custo por quilômetro rodado frente a um modelo diesel e baixa vibração. “Além de zero emissão de gases, o novo caminhão elétrico tem baixíssimo nível de ruído, o que possibilita a execução de tarefas urbanas, sem poluição sonora, principalmente no período noturno, tanto em áreas residenciais, como em ambientes fechados, galpões e armazéns. Também confere pouca vibração, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas,” afirma Ricardo Senda, gerente de elétricos da XCMG.
“Por sermos a primeira montadora do Brasil a ter um cavalo mecânico homologado, estamos saindo na frente no mercado, trazendo inovação e tecnologia. Somos referência em eletro mobilidade na China, país que hoje responde por mais de 55% dos emplacamentos de veículos elétricos no mundo”.
O Grupo XCMG é constituído por diversas fábricas de máquinas pesadas para construção civil, mineração e agronegócio. Mantém em Xuzhou, China, o seu centro de tecnologia e o instituto de pesquisa para máquinas de construção. No Brasil, a empresa está presente desde 2004, com complexo industrial instalado na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais.