A Scania apresenta para o público da Agrishow a sua nova linha de caminhões Euro 6, os rodoviários 500 R Super 6×2 e 560 R Super 6×4, e os fora de estrada P 280 6×4 XT (movido a gás e biometano) e 560 G Super 6×4 XT.
“A Scania se mantém e amplia suas soluções como referência ao agronegócio e para atender às demandas de setores como o sucroenergético, madeira e agrícola. A Agrishow reforçará com os clientes todas as vantagens da nova linha Euro 6 de caminhões. É a geração mais econômica da história da marca e estamos animados para estar com os clientes durante a maior feira do setor”, afirma Fabrício Vieira, gerente de vendas de soluções off road da Scania operações comerciais Brasil. “Continuamos avançando com a linha XT, e ampliando também o alcance com os produtos rodoviários. Ou seja, estamos ainda mais preparados para atender qualquer demanda do mercado. Além de expôr o P 280 que faz parte da linha mais sustentável movida a gás e biometano, que tem enorme potencial na cadeia do agronegócio.”
Vieira afirma que, com a linha fora de estrada XT da Nova Geração de caminhões P8/Euro 6 a empresa melhorou ainda mais a rentabilidade para continuar oferecendo o menor custo total da operação por quilômetro rodado do mercado. “Os produtos Euro 6 entregam uma economia de combustível sobre a geração anterior das Séries P, G e R, respectivamente de até 22% nos motores otimizados, e a nova gama Super de até 28%. E, o nosso DNA off road está cada vez mais vocacionado.”
O executivo ressalta que as soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio, justamente os focos da Agrishow. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano). A ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) está animada com o crescimento da cadeia de biogás e biometano neste e nos próximos anos. A entidade já tem mapeados 41 projetos de usinas com conclusão prevista até 2027. Segundo a ABiogás, juntas, elas devem consumir R$ 7,4 bilhões em investimentos e elevar a produção a 2,9 milhões de metros cúbicos diários. Com anúncios de novas unidades se avolumando, a expectativa é que a produção chegue a 32 milhões de metros cúbicos por dia até 2030, nas projeções da associação.
O 500 R Super 6×2 é vocacionado a puxar bitrem no transporte florestal e desenvolve torque de 2.650Nm, oferece 500cv de potência e 78 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT). O 560 R Super 6×4 é equipado com motor de 560 cavalos, desenvolve torque de 2.800Nm, é indicado para transportar grãos em rodotrens e tem capacidade máxima de tração (CMT) de 90 t. Já o P 280 6×4 XT (movido a gás e biometano), dispõe de propulsor de 280 cavalos, torque de 1.350Nm, vocação para operar no transbordo da cana com CMT de 150 toneladas. Por fim, o 560 G Super 6×4 XT tem motor de 560 cavalos e torque de 2.800Nm. A Scania sugere este modelo para transportar cana e toras de madeira, e sua CMT é de 150 ton. e o PTBC de 91 ton.