Wilson Sons inicia operação do novo rebocador no porto do Açu

O rebocador faz parte da terceira de uma série de seis novas embarcações mais sustentáveis construídas nos estaleiros da companhia, no Guarujá (SP), no complexo portuário de Santos

 Wilson Sons iniciou as operações do rebocador WS Rosalvo, com tecnologia mais sustentável no porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O novo design hidrodinâmico melhora a eficiência do casco e permite reduzir em até 14% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Os rebocadores são os primeiros, no Brasil, com o padrão Tier III, da Organização Marítima Internacional (IMO), que atesta a redução de pelo menos 70% de óxidos de nitrogênio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam. Esse padrão é exigido somente para áreas de controle de emissão, como é o caso de algumas regiões da América do Norte e Europa, e foi voluntariamente adotado pela Wilson Sons.

O WS Rosalvo, da classe RSD 2513, tem notação escort tug e equipamento de combate a incêndio certificado FIFI-1, com vazão de 2.400m³ de água por hora. Seu design é da Damen Shipyards e possui 24 metros de comprimento e 13 metros de boca (largura). A embarcação opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânica. O bollard pull (tração exercida no cabo de manobra) é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador o mais potente e sustentável em operação no Brasil, ao lado do WS Centaurus e do WS Orion.  

O WS Rosalvo possui as mesmas características do WS Centaurus e do WS Orion, e passa a integrar a frota de 81 rebocadores da companhia, a maior e mais moderna do País. Os dois primeiros novos rebocadores, que entraram em operação, em julho e em outubro do ano passado, respectivamente, já realizaram, no total, cerca de 650 manobras. Com a entrega do WS Rosalvo, a Wilson Sons chega à marca de 151 embarcações construídas em seus estaleiros. Todos estes rebocadores foram construídos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), e tiveram como agente financeiro o BNDES.
 

“O WS Rosalvo demonstra a relevância da inovação e da sustentabilidade para a Wilson Sons, reafirmando o pioneirismo da companhia, no mercado brasileiro, com projetos modernos na construção e operação dos novos rebocadores, cada vez mais necessários diante de uma demanda crescente nos portos por embarcações mais potentes para atender grandes navios de maneira mais sustentável”, afirma Márcio Castro, diretor executivo de Rebocadores da Wilson Sons.  

A parceria entre a Wilson Sons e o porto do Açu, reforçada com o início das operações do WS Rosalvo, também reflete o ambiente de colaboração operacional entre as empresas, iniciada em 2016, além da criação em 2022 do Cubo Maritime & Port, o primeiro hub de inovação dedicado a soluções portuárias e de transporte aquaviário da América Latina. O hub é uma parceria da Wilson Sons com Cubo Itaú, porto do Açu, Hidrovias do Brasil e Radix, para proporcionar a integração entre as diversas pontas do ecossistema e acelerar a inovação no setor marítimo-portuário latino-americano.

“A Wilson Sons é uma grande parceira do Porto do Açu, tanto nas operações quanto em inovação marítima e portuária. Estamos juntos em operações desde o início das operações do porto do Açu, como também no hub do Cubo Itaú, em São Paulo, e também no Blue Rio, programa colaborativo de economia azul no estado fluminense. Desde 2016 a companhia atua no porto-indústria, prestando serviços de excelência. Para nós também é muito importante participar da homenagem prestada ao Rosalvo, cujo nome batiza o novo rebocador da WS, e que foi também nosso colaborador no Açu”, afirma Vinícius Patel, diretor de administração portuária do porto do Açu.

“Procuramos entender as necessidades do cliente para otimizar as suas operações nos portos, utilizando toda a expertise da Wilson Sons e a tecnologia dos nossos rebocadores. O Porto do Açu é um parceiro estratégico para nossa companhia e, com o WS Rosalvo, pretendemos agregar valor e aumentar a produtividade das operações, em um mercado que demanda cada vez mais projetos sustentáveis”, diz Elísio Dourado, diretor comercial de rebocadores da Wilson Sons. 

Por meio de suas unidades de negócio, a Wilson Sons participa da operação de mais de 50% de todos os navios que atracam nos portos brasileiros, provenientes do exterior ou de alguma localidade da nossa costa por meio de navegação de cabotagem. Há mais de uma década, todas as embarcações da companhia são monitoradas remotamente na central de operações de rebocadores (COR) própria da empresa, em Santos, proporcionando maior segurança, eficiência e sustentabilidade às operações. A Wilsons Sons também é pioneira no controle de velocidade das suas embarcações para a redução de consumo de combustível. Por meio da COR, a companhia estima que obtém uma redução de 5% no consumo e, consequentemente, nas emissões atmosféricas.  

”Buscamos garantir as melhores práticas operacionais e socioambientais nas nossas operações, renovando o compromisso de reduzir as emissões. As três novas embarcações mais sustentáveis são as primeiras no segmento de apoio portuário no Brasil a se adequarem, de forma voluntária, às diretrizes de prevenção de poluição de navios da Organização Marítima Internacional, trazendo para o país padrões de eficiência inéditos. Temos um papel importante no desenvolvimento socioeconômico do país, executando nossa estratégia em direção a um futuro cada vez mais sustentável”, destaca Monica Jaén, diretora de sustentabilidade da Wilson Sons.

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