A Mercedes-Benz e a Grunner exibem na Agrishow modelos já consolidados na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e ADS (distribuição de sólidos).
“Com satisfação e orgulho, constatamos o sucesso do nosso Axor como base para as máquinas inteligentes autônomas da Grunner na colheita da cana-de-açúcar”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ainda em 2023, iremos superar o marco de mil unidades em operação no Brasil, principalmente no transbordo da colheita da cana, além de outras atividades nas áreas de plantio.”
No estande da Grunner na Agrishow, além de alguns modelos do seu atual portfólio com a plataforma do Axor para o segmento canavieiro, a empresa traz o protótipo de uma solução para o setor, expandindo sua atuação no mercado do agronegócio. Trata-se de uma nova versão do ADS que utiliza como base o Mercedes-Benz Arocs. No evento, estará exposto um conceito na versão Arocs 4851 10×4.
Essa nova máquina inteligente chegará ao mercado unindo rusticidade, resistência, alta capacidade de carga, eficiência operacional, velocidade e é a única no mercado com o poder de transportar 30 toneladas. O novo ADS é utilizado na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, possuindo um sistema de abafador que proporciona seu uso mesmo em dias com ventos fortes, garantindo assim a uniformidade da aplicação por evitar a deriva dos materiais empregados.
O desenvolvimento da nova máquina agrícola envolveu dois anos de incursões realizadas pela Grunner na região produtora de grãos do sudoeste goiano e no Mato Grosso, contando com a participação de produtores que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo. “Nos propomos a entender o mercado, apresentando o projeto para nossos clientes, que nos auxiliaram a desenhar essa aplicação em cima do ADS, que é uma Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo”, explica Denis Arroyo, CEO da Grunner.
“Estamos falando de um equipamento com menor consumo de diesel e menos paradas para abastecimento, o que representa uma grande vantagem na comparação com os produtos convencionais já existentes no mercado”, completa Denis Arroyo.