A BorgWarner lança na Automec 25 novos part numbers de embreagens e ventiladores para mais de 15 aplicações das linhas Mercedes-Benz, Scania, Iveco, MAN, Agrale e John Deere. E mais dois novos códigos de turbocompressores para aplicações Euro 5 das marcas Mercedes-Benz e Iveco.
A empresa também destaca o motor de partida Delco Remy 150MT para veículos pesados, que estará disponível para o mercado de reposição da América do Sul. Este produto foi lançado, globalmente, para atender as montadoras de veículos em 2022. No continente sul-americano, ele será equipado com o design de flange giratório. O desenho oferece cobertura para praticamente todas as aplicações de 12 e 24 volts.
Os clientes do mercado de reposição também terão a opção de adicionar proteção integrada contra excesso de partida (IOCP), um circuito de abertura integrado que protege o motor de partida contra danos térmicos.
Para os alternadores e motores de partida da marca Delco Remy e Value Line, a empresa está ampliando a garantia de seis para 12 meses. O novo prazo abrange todos os produtos com nota fiscal emitida a partir de janeiro de 2022.
Com a marca Delphi, a BorgWarner traz ao mercado nacional o mesmo foco do portfólio global com a linha “Workshop Solutions”. Uma das novidades é o lançamento dos scanners para a linha diesel. O recurso estará disponível com as licenças para um, dois, ou três anos. Suas principais aplicações serão para veículos comerciais das marcas Volvo, DAF, Volkswagen/MAN, Mercedes-Benz, Scania, Ford e Iveco. O segundo lançamento deste segmento é a linha de ferramentas de reparo para produtos diesel. Estes itens vão garantir que o mecânico possa oferecer o reparo correto, de maneira precisa, eficiente e segura. Alguns desses produtos são ferramentas para montagem e desmontagem para EUP e Smart Injectors e ferramentas eficientes para os novos modelos Euro 6.
Para o segmento de automóveis, o principal lançamento na feira é a linha de suspensão e direção da Delphi. A marca é líder de mercado na Europa com esses componentes, se destacando como First to Market e com a melhor qualidade da categoria. No Brasil, esta série é focada na linha de veículos premium de marcas como BMW, Audi, Mercedes-Benz, Volkswagen, Citroën, Toyota, Hyundai e Nissan.
Esse produto foi apresentado ao país na Autopar, em 2022, e na Automec estão sendo divulgados os complementos desses itens, incluindo 22 modelos de axial e bieleta – tudo produzido com materiais de excelente qualidade e durabilidade. Os novos itens podem equipar cerca de 2,2 milhões de veículos. Após a feira, serão introduzidos no mercado nacional mais 210 novos códigos de produtos. No total, estima-se que as novidades alcancem mais de 10 milhões de automóveis.
Outra novidade anunciada durante a Automec é o novo Centro de Treinamento da Delphi, que será inaugurado em maio. Localizado em Piracicaba (SP), o espaço conta com mais de 200 m² e reúne equipamentos de última geração para auxiliar no aprendizado dos participantes. “O centro de treinamento terá como foco os veículos leves, médios e pesados e vai funcionar por meio de parcerias com os distribuidores e as fabricantes de veículos”, disse Guilherme Soares, head de aftermarket para emissions, termal and turbos no Brasil.
Selo de Qualidade
A BorgWarner também destaca nesta feira o “Selo de Remanufatura Fabricante Original”, que acaba de receber do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), com reconhecimento da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças), para a sua linha de remanufatura de turbocompressores.
A partir de agora, o selo constará nas embalagens de todo turbocompressor original BorgWarner remanufaturado por ela mesma. Além disso, outras linhas de remanufatura da empresa também estão recebendo essa importante certificação. Inicialmente, são os injetores diesel e injetores Common Rail da marca Delphi. “Globalmente, a BorgWarner já evitou o desperdício de 24 mil toneladas métricas de alumínio, aço e ferro fundido no meio ambiente com o processo de remanufatura”, destacou Soares.
Com presença em 22 países e 92 localidades, reunindo cerca de 52 mil funcionários, a BorgWarner fechou 2022 com um total de US$ 15,8 bilhões em vendas, dos quais 18% foram provenientes do aftermarket, 25% do setor industrial e o restante de negócios diretos com as montadoras.