Transporte Moderno – Qual a previsão da Scania Serviços Financeiros para 2023 e quais os desafios para os financiamentos?
Martin Sörensson – O grande desafio para 2023 é oferecer financiamentos que permitam ao cliente continuar investindo na frota em um cenário que ainda se apresenta incerto. Sabemos que o cliente quer investir, mas muitos ainda aguardam definições políticas antes de tomar qualquer decisão. Da nossa parte, trabalhamos para oferecer taxas competitivas no financiamento e pretendemos ter 50% de participação em todos os financiamentos de veículos Scania.
Transporte Moderno – Qual modalidade terá destaque para a compra de veículos neste ano?
Martin Sörensson – Com a perspectiva de taxa de juros alta e poucas mudanças no cenário econômico, temos uma expectativa de que o consórcio seja a ferramenta da vez para quem quer continuar investindo e planejando o aumento e renovação da frota com um custo financeiro menor. É uma ferramenta perfeita, pois o cliente pode usar o consórcio para comprar veículos zero quilômetro ou mesmo usados, e ainda vender seus caminhões usados associados à cota contemplada, facilitando a renovação da frota. Vale destacar que o portifólio abrangente de seguros dá mais tranquilidade para nossos clientes trabalharem.
Transporte Moderno – A Scania Serviços Financeiros espera aumento na procura do consórcio para a aquisição de ônibus neste ano?
Martin Sörensson – Com a recuperação do setor de turismo, a retomada dos investimentos na frota será natural. Assim o empresário terá mais liberdade, seja na aquisição imediata via financiamento ou na compra planejada através do consórcio.
Transporte Moderno – Quais são os clientes que adquirem ônibus pelo consórcio?
Martin Sörensson – Em geral, são empresas de transporte turístico e interestadual.
Transporte Moderno – Quantas cotas de consórcio a Scania Serviços financeiros vendeu em 2022?
Martin Sörensson – Em 2022 vendemos mais de duas mil cotas de consórcio, com um ticket médio de R$ 750 mil. Quase a totalidade das cotas foi vendida a clientes de caminhões. O setor de ônibus em 2022 ainda estava começando a se recuperar dos efeitos da pandemia, dificultando o acesso a planos de médio e longo prazo, como é o caso do consórcio. Mas acreditamos que essa recuperação vai se consolidar em 2023 e voltaremos a fazer parte dos planos de renovação e aumento da frota desse importante segmento.
Transporte Moderno – A Scania Serviços financeiros fechou 2022 com quantos ativos em seu portfólio?
Martin Sörensson – Fechamos 2022 com 27.800 ativos em nosso portfólio, o que representou um crescimento de 10% frente ao ano anterior.
Transporte Moderno – Quanto a Scania Serviços Financeiros liberou para o financiamento de veículos em 2022? O valor foi maior que em 2021?
Martin Sörensson – Em 2022 o volume financiado foi maior que em 2021, quando totalizou R$ 4 bilhões. O segmento de caminhões foi responsável por 75% e o de ônibus por 25% do volume.
Transporte Moderno – Entre as modalidades de financiamento, quanto representou o CDC (Crédito Diretor ao Consumidor) e quanto representou o Finame?
Martin Sörensson – O CDC foi a linha mais acessada pelos clientes, respondendo por 75% de todas as operações, enquanto o Finame ficou com 25%.
Transporte Moderno – Na avaliação da Scania Serviços Financeiros, quanto deve ser a representatividade do CDC e do Finame em 2023?
Martin Sörensson – A nossa perspectiva é de que sejam mantidas as mesmas proporções neste ano.
Transporte Moderno – A Scania Serviços Financeiros tinha como meta ampliar de 45% para 50% a participação em todos os produtos faturados pela Scania no Brasil em 2022 e elevar a participação da Scania Corretora de Seguros com produtos inovadores. Essa meta se concretizou?
Martin Sörensson – A Scania Serviços Financeiros foi responsável por 59% de todos os produtos financiados vendidos pela Scania no Brasil em 2022. Em relação à Scania Corretora, tivemos o lançamento de diversos produtos, como o seguro de transporte e o empresarial, além de reforçar o nosso prestamista por meio de uma nova parceria.