A Hidrovias do Brasil recebeu recentemente os seus novos empurradores troncais, embarcações de última tecnologia. As embarcações, denominadas de HB Dourada e HB Mapará, serão responsáveis pela rota Miritituba-Barcarena, no Pará, promovendo mais eficiência operacional na operação norte da companhia.
Os novos empurradores contam com melhorias em relação aos modelos anteriores e foram customizados para a operação da Hidrovias do Brasil, com aprimoramento do sistema de ventilação e ar-condicionado, redimensionamento de geradores de porto, isolamento das purificadoras, entre outras modificações que garantem mais conforto para nossos tripulantes e eficiência para as operações.
Além disso, as embarcações possuem um sistema de propulsão diesel-elétrica, tecnologia que gera um melhor aproveitamento da energia, composto por geradores elétricos que contribuem com a alta potência, sendo considerada a mais potente do Brasil entre os empurradores existentes.
As embarcações estão em fase final dos testes, adequações e inspeções e, em breve, estarão aptas para operar e realizar as primeiras viagens. Com os mais novos ativos, a operação do sistema norte da companhia passa a contar com uma frota de seis empurradores troncais com propulsores azimutais, que são hélices que permitem que as embarcações girem 360º, oferecendo melhor manobrabilidade, eficiência operacional e segurança para a tripulação e as comunidades no entorno.
A diretora de engenharia, inovação e tecnologia da Hidrovias do Brasil, Mariana Yoshioka, destaca o compromisso da companhia em investir na operação. “Somos uma empresa jovem que está realizando investimentos importantes em ativos que unem eficiência, segurança, inovação e sustentabilidade. Reforçamos a necessidade de investir constantemente em inovação e no aprimoramento de técnicas sustentáveis que tragam benefícios para a empresa e para toda a comunidade com quem ela se relaciona.”
Novidades –
Além dos empurradores troncais, a companhia começará a operar em breve os primeiros empurradores elétricos de manobra do mundo, também na região norte do país. E recentemente, a empresa realizou as primeiras viagens com comboios de 35 barcaças, as maiores do Brasil na navegação fluvial, levando mais de 70 mil toneladas de grãos por viagem, entre Barcarena e Miritituba no Pará.