Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em janeiro de 2023, a Latam Cargo transportou mais de 26 mil toneladas de cargas dentro e com origem ou destino no Brasil, ou seja, 25% das cargas aéreas domésticas e internacionais no país. Antes disso, para atender principalmente a demanda de Black Friday e Natal, a Latam Cargo transportou mais de 75 mil toneladas de cargas aéreas domésticas e internacionais entre outubro e dezembro de 2022, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No Brasil, os aeroportos de Guarulhos, Manaus e Brasília foram os que mais movimentaram cargas domésticas da Latam Cargo na alta temporada e no início de 2023. Em sua operação internacional, as cargas foram transportadas pela empresa de/para o Brasil principalmente nos aeroportos de Miami, Santiago e Viracopos.
De acordo com Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil, o crescimento reflete os esforços da empresa de planejar com eficiência e antecedência a conectividade de sua malha aérea para atender o período de maior fluxo para a indústria e o comércio. “Repensamos todos os anos a operação para reforçar o nosso compromisso com o Brasil e atender de forma competitiva, segura e ágil a maior demanda por transporte aéreo de cargas, reduzindo os tempos de entrega”.
Atualmente, a Latam Cargo atende 49 destinos no Brasil e conecta o país com outros 19 no exterior. No planejamento prévio para o mercado brasileiro, a empresa ampliou em 35% a sua capacidade, entre outubro e dezembro de 2022, e em 22,3% em janeiro de 2023 nos comparativos com os mesmos períodos do ano anterior. O incremento está ligado diretamente à operação de aeronaves cargueiras e nos transportes em porões de aeronaves de passageiros. Atualmente, 90% de todos os voos da Latam oferecem a possibilidade de transporte de cargas nesses compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros no Brasil.
Em todo o mundo, vale lembrar, o grupo Latam opera atualmente uma frota de 17 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e BCF e está avançando no seu projeto de conversão de Boeing 767 de passageiros em cargueiros, que deve chegar até 20 aeronaves dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF em 2023. A empresa atende 154 destinos em 25 países, sendo dez deles exclusivos para o transporte de cargas.