A participação da JSL na 27ª edição da Intermodal South America foi a primeira desde a reestruturação societária, realizada em 2020, quando a empresa adquiriu a Fadel e a Transmoreno. Nos anos seguintes, foi a vez da Marvel, Rodomeu, TPC e TruckPad. “Neste evento, temos a participação de todas as empresas adquiridas. Foi uma oportunidade importante para mostrar ao cliente todas as marcas do grupo e as oportunidades de negócios, enfatizando a sinergia entre elas”, comentou Ramon Alcaraz, CEO da companhia em entrevista à Transporte Moderno.
Após a Intermodal 2023, a companhia também anunciou a compra da IC Transportes, com objetivo de reforçar a posição da JSL em transporte de gases, combustíveis, químicos e no agronegócio, incluindo sua cadeia de suprimentos. A IC Transportes também chega para impulsionar o transporte rodoviário de granéis e cargas de alta complexidade, com serviços no Brasil e outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.
As aquisições têm sido fundamentais para ampliar mais ainda a atuação da JSL em diferentes mercados. “A JSL já era atuante nesses segmentos, mas com as empresas incorporadas, tornou-se mais forte. A Truckpad é a única que está em uma área diferente”, contou Alcaraz.
Tecnologia –
A Truckpad, plataforma que conecta motoristas autônomos e cargas, foi adquirida em maio de 2022 em uma transação considerada “altamente estratégica” para a JSL. Na ocasião, a companhia divulgou que o negócio foi realizado para acelerar o desenvolvimento tecnológico da JSL com a “tecnologia robusta” da startup.
Alcaraz informou que a JSL tem dois objetivos principais com a Truckpad. “Monetizar o negócio e fazer a empresa ser rentável, em primeiro lugar. Uma startup não é criada com esse objetivo, mas no grupo, esse é um aspecto crucial: as empresas devem dar lucro”, enfatizou. E a startup também é fundamental no processo de digitalização da JSL. “Estamos trabalhando para aproximar a oferta de carga aos caminhoneiros autônomos. Meu sonho é que o transporte rodoviário de cargas se torne semelhante ao modelo do Uber, que é um modelo muito mais produtivo e traz mais competividade”, contou.
Nesse momento, a JSL está desenvolvendo um aplicativo, com a tecnologia da Truckpad, para essa finalidade. “Não é a solução da Truckpad, que já existe e é muito conhecida no mercado. Nosso objetivo é criar um aplicativo nosso e, para isso, temos a expertise da Truckpad. Devemos lançar essa solução até o final do ano”, revelou o executivo.
A JSL, além da frota própria, trabalha com cerca de quatro mil motoristas autônomos por mês. “A base tem mais de 50 mil caminhoneiros registrados. Ou seja, temos um grande potencial nesse mercado”, destacou.