Videotelemetria é tendência em gestão de frotas

A Cobli desenvolveu uma solução com câmeras que contam com inteligência artificial instaladas na cabine dos veículos, que pode ser usada em frotas leves e pesadas

Márcia Pinna Raspanti

As soluções de videotelemetria foram criadas para prevenir acidentes, diminuindo o impacto deste tipo de ocorrência nos custos da frota. Um estudo realizado pela Frost & Sullivan apontou que veículos que possuíam este tipo de tecnologia tiveram um aumento de 70% no uso do cinto de segurança, 60% de redução no número de colisões, 65% menos eventos de excesso de velocidade e 80% de redução de distrações ao volante.

A solução de videotelemetria da Cobli, composta por câmeras que contam com inteligência artificial instaladas na cabine dos veículos, foi o destaque da empresa na 27ª Intermodal South America. “Desde que o produto foi lançado, tivemos uma adesão acima da esperada. A solução pode ser utilizada em frotas leves e pesadas, trazendo ganhos concretos às operações”, comentou Acauã Bonifácio, diretor de marketing da Cobli.

A Cobli Cam conta com câmeras com inteligência artificial embarcada que são instaladas na cabine dos veículos. Os aparelhos filmam tanto a visão da via quanto a do interior do veículo para, por exemplo, identificar automaticamente e notificar situações de risco do condutor, como distração ou proximidade insegura do veículo à frente. O objetivo é prevenir acidentes e infrações, ajudando a reduzir gastos do orçamento da frota e a aumentar a segurança do motorista.

Na Intermodal, os visitantes puderam vivenciar na prática como funciona a videotelemetria do ponto de vista do motorista e do gestor de frota por meio de um simulador. Na experiência imersiva, foi possível conhecer como é feita a identificação automática de situações de risco e a captura e envio de imagens para a plataforma da Cobli, passando pelos alertas sonoros emitidos na cabine do veículo e também pela notificação enviada para o gestor.

De acordo com Bonifácio, o uso da Cobli Cam trouxe resultados significativos para os clientes. “Temos um case, em que houve redução de 100% das multas por uso indevido do celular, de 93% de uso do veículo para atividades não relacionadas ao trabalho, de 40% nas multas em geral e de 90% de eventos (acidentes e pequenas ocorrências). Em uma outra empresa, foi registrada ainda queda de 7% no volume de combustível utilizado”, relatou.

Marcia Pinna Acauã Bonifácio, diretor de marketing

Como os comportamentos de risco identificados automaticamente são gravados e enviados a uma plataforma, o gestor da frota pode utilizar esses dados para criar planos de ação e melhorar o desempenho do motorista, além de tornar a direção mais segura. Com os dados fornecidos por meio da Cobli Cam, a empresa pode criar uma forma de pontuação (Score) de seus motoristas, por exemplo. “Assim, o gestor consegue avaliar os aspectos positivos e negativos da condução e melhorar o desempenho da frota. Também é possível desenvolver rotas de forma mais eficiente, detectando inclusive trechos com maior incidência de acidentes ou outras ocorrências”, detalha o diretor de marketing.

A Cobli também mostrou uma sinergia de tecnologias que utilizam Internet das Coisas (IoT), ciências de dados e inteligência artificial para os mais diferentes segmentos e tamanhos de empresas de logística e transportes que têm o desafio de melhorar o gerenciamento da sua frota. A empresa disponibiliza uma plataforma de inteligência para auxiliar na visibilidade em tempo real da frota. A novidade apresentada no evento foi a possibilidade de uso de um mapa de calor para acompanhar as operações, produto que deve ser lançado em breve para o mercado.

Veja também