Prontu Alimentos aumenta entregas diárias em 20% com ajuda da tecnologia

Empresa de distribuição de alimentos, que atua no interior da Bahia, adquiriu duas soluções que permitem o monitoramento completo de entregas

Márcia Pinna Raspanti

A Prontu Alimentos, distribuidora de alimentos que atua no interior da Bahia, aumentou suas entregas diárias em 20% após adotar duas soluções de logística da MáximaTech, empresa do Grupo MáximaTech especializada na cadeia de abastecimento. A distribuidora informa que enfrentava dificuldades na hora de realizar suas entregas, pois não conseguia acompanhar toda a operação, sem o apoio tecnológico.

Outro problema era que não havia um sistema que centralizasse todas as informações do processo logístico e, de acordo com a empresa, não existia transparência e organização da etapa de montagem da carga, criação de rotas e acompanhamento das entregas. Com isso, era um desafio para a Prontu conseguir manejar os problemas que envolviam a logística e controlar o andamento dos romaneios, assim como a satisfação dos clientes. “A partir do momento em que o motorista saía do portão, não tínhamos mais controle, ou seja, não sabíamos se ele fazia o trabalho certo”, conta o gerente de TI da Prontu, Alexandre Vinicius.

Após a implantação dos sistemas maxMotorista e maxRoteirizador, que foram implementados para auxiliar a logística de entrega, possibilitando maior agilidade de processos e permitindo o acompanhamento das informações dos motoristas em tempo real, a empresa informa que aumentou a quantidade de entregas diárias em 20%. Atualmente, a Prontu coleta 200 toneladas e entrega mais de 400 toneladas de produtos alimentícios por mês, fazendo cerca de 1,2 mil entregas mensalmente. A frota composta por 14 caminhões e duas carretas, consome 20 mil litros de combustíveis e roda 86 mil quilômetros por mês.

As soluções permitem que a distribuidora faça montagens automáticas de carga, rotas dinâmicas de entrega a partir do melhor custo-benefício, previsão de custo por rota, controle de check-in e check-out do motorista, gerenciamento de devoluções e todo o monitoramento dos status das entregas em tempo real. “Além do aumento nas entregas, foi possível reduzir a quantidade de erros na operação e conseguimos diminuir o índice de devoluções de mercadorias em 2%”, comenta o gerente de logística da Prontu Alimentos, Fábio Costa.

De acordo com Bruno Simião, gerente de produto da MáximaTech, investir e cuidar da logística de uma empresa é fundamental para entregar um bom serviço, reduzir os custos e aumentar a satisfação dos clientes. “Dar atenção para a logística significa possibilitar o crescimento geral da empresa, melhorando a fidelização de clientes, simplificando a rotina dos motoristas e analistas e gerando pontos de economia”, avalia.

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