O total de implementos rodoviários emplacados no primeiro bimestre de 2023 foi de 22.681 unidades. A diferença para o mesmo período de 2022 é de 283 produtos, quando a indústria distribuiu ao mercado 22.964 unidades.
“A diferença representa uma fração bem pequena de mercado o que indica certa estabilidade nesse início de ano. As atividades do agronegócio, o maior cliente do nosso setor, estão ainda no início”, comenta José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).
A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de grãos desse ano é que sejam produzidas 310,6 milhões de toneladas. As maiores culturas brasileiras em área plantada são soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e feijão. O agronegócio do Brasil é responsável pela maior produção mundial de soja e cana de açúcar. E por força das características climáticas do país, são feitas três safras de milho com suas respectivas colheitas todo ano. “O calendário agrícola do Brasil é o mais dinâmico do mundo“, observa Spricigo.
No segmento de reboques e semirreboques (pesado), os modelos basculante, graneleiro e carrega tudo apresentam curva positiva de crescimento, revelando que os segmentos de mercado ligados ao agronegócio e a construção civil seguem com demanda aquecida. No setor de carroceria sobre chassis (leve) os modelos tanque, baú lonado e basculante, ligados a construção civil e comércio entre mercado de atacado e de varejo, se destacam.