A Luft Logistics inicia os testes com um caminhão modelo Volkswagen 19.320 movido a GNV (gás natural veicular) e biometano. Além da redução de custos com combustível, o veículo reduz a emissão de CO² na atmosfera. Os testes de consumo e autonomia estão ocorrendo em coletas em clientes da Luft Healthcare localizados no interior do estado de São Paulo.
A integração à frota desse tipo de veículo, além de gerar redução de custos com combustível, diminui em 25% as emissões de CO² na atmosfera, segundo o fabricante MWM Motores. O motor possui 315 cavalos de potência e capacidade em cilindros de 172m³ de GNV. “A previsão é de que, já em março, o caminhão opere na rota Itapevi (SP) – Rio de Janeiro (RJ)”, afirma Wilson Medina, gerente de frota e riscos da Luft Healthcare.
Segundo Angélica Nogueira, diretora de serviços da Luft Healthcare, a utilização de GNV permitirá a prática sustentável em longas distâncias, em complemento ao veículo 100% elétrico que, por enquanto, é utilizado em distâncias menores. “Trata-se de mais um importante passo de sustentabilidade nas nossas atividades”, salienta a executiva.
Operações logísticas na área da saúde–
Com matriz em Itapevi (SP) e filiais no Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), a Luft Healthcare soma 180 mil m² de área total e mais de 100 mil m² de área construída. A empresa mantém cross docking em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).
A empresa atende mais de 100 clientes do setor de saúde, operando mais de 200 mil posições de paletes e prestando serviços para toda a cadeia integrada. De sua expedição, saem anualmente milhões de medicamentos, vacinas, produtos para saúde e bem-estar pessoal, além de matérias-primas e outros insumos do processo produtivo.