Paccar atinge recorde em receita e lucro líquido

Novos modelos de caminhões e fortes resultados de crescimento global impulsionaram os resultados da companhia no ano passado

A Paccar obteve receitas trimestrais de US$ 8,13 bilhões no quarto trimestre de 2022, em comparação com os US$ 6,69 bilhões reportados no mesmo período em 2021. A empresa obteve US$921,3 milhões (US$ 2,64 por ação diluída) no quarto trimestre de 2022, 78% acima dos US$ 518,7 milhões (US$1,49 por ação diluída) obtidos no quarto trimestre de 2021. A companhia obteve uma receita de US$ 28,82 bilhões em 2022, comparado à receita de US$ 23,52 bilhões em 2021. A empresa obteve US$ 3,01 bilhões (US$ 8,63 por ação diluída) em 2022, comparado a US$ 1,87 bilhão (US$ 5,35 por ação diluída) obtidos em 2021.

A Paccar Parts obteve uma receita anual recorde antes dos impostos de US$ 1,45 bilhão, 31% maior do que os US$ 1,11 bilhão obtidos em 2021. A receita anual foi recorde de US$ 5,76 bilhões em comparação aos US$ 4,94 bilhões em 2021. A Paccar Financial Services (PFS) obteve lucro trimestral recorde de $ 151,3 milhões em 2022, comparado aos $ 134,6 milhões obtidos no quarto trimestre de 2021. A receita do quarto trimestre de 2022 foi de US$ 394,8 milhões em comparação com US$ 390,4 milhões no mesmo trimestre de 2021. A PFS obteve um lucro recorde de US$ 588,9 milhões antes dos impostos em 2022, comparado aos US$ 437,6 milhões obtidos em 2021. A receita da PFS foi de US$ 1,51 bilhão em 2022, em comparação com US$ 1,69 bilhão obtidos em 2021.

A empresa investiu $7,3 bilhões em instalações de classe mundial, produtos da próxima geração e tecnologias de ponta durante a última década. Foram US$ 505 milhões em projetos de capital e US$ 341,2 milhões em despesas de pesquisa e desenvolvimento em 2022.

MERCADOS-

“A Paccar está fabricando a mais abrangente nova linha de caminhões de sua história, incluindo os novos caminhões pesados DAF XG+, XG, XF e XD, novos caminhões pesados Peterbilt 579 e Kenworth T680 e os novos caminhões médios Kenworth e Peterbilt. Esses veículos oferecem qualidade premium, excelente eficiência de combustível e baixos custos operacionais para nossos clientes. A Paccar também está investindo na próxima geração de produtos e tecnologias para melhorar ainda mais a eficiência operacional de nossos clientes. Esses investimentos incluem caminhões elétricos a bateria Kenworth, Peterbilt e DAF, motores de combustão interna a hidrogênio e célula de combustível, soluções telemáticas Paccar Connect aprimoradas, e desenvolvimento contínuo da plataforma de veículos autônomos”, comentou Preston Feight, diretor executivo da companhia.

“Bons mercados de frete e uma maior idade da frota estão impulsionando uma forte demanda por caminhões Kenworth e Peterbilt com baixo consumo de combustível. As vendas de varejo da indústria de caminhões classe 8 nos EUA e Canadá foram de 283.500 unidades em 2022. A Kenworth e a Peterbilt atingiram uma participação de mercado de 29,8% em 2022 em comparação com 29,2% em 2021”, disse Darrin Siver, vice-presidente executivo da empresa.

“Os novos veículos Kenworth T680 e Peterbilt 579 proporcionam aos clientes até 7% de aumento na eficiência do combustível, o que melhora seu desempenho operacional e beneficia o meio ambiente”, diz Siver. Estima-se que as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 dos EUA e do Canadá estejam em uma faixa de 270 mil a 310 mil caminhões em 2023.

A DAF atingiu um recorde de participação de mercado acima de 16 toneladas em 2022, de 17,3%, comparado a 15,9% em 2021, demonstrando o sucesso da nova geração de caminhões DAF XG+, XG, XF e XD. O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas era de 138,3 mil veículos em 2022 e há projeção de que fique na faixa entre 125 mil a 135 mil caminhões em 2023. A DAF Brasil alcançou uma participação de mercado recorde de 6,9% no país, no mercado acima de 16 toneladas, comparada a 5,7% em 2021.

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