A Scania comunica que, a partir de 1.º de março de 2023, o italiano Simone Montagna será o novo presidente e CEO das operações comerciais Brasil. Com quase 22 anos de Scania, o executivo sucede Silvio Munhoz, que se tornará conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão. Montagna vai se reportar a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das operações comerciais globais, e que tem base na matriz, na Suécia.
Simone Montagna entrou na empresa em julho de 2001 como diretor da Scania Serviços Financeiros Itália. Permaneceu no cargo até março de 2006 quando foi transferido para a Rússia e assumiu como diretor do mesmo setor. Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como CFO do Scania Banco. No mês de janeiro de 2016, virou diretor geral do Scania Banco. Em julho de 2019, passou a acumular também a função de vice-presidente dos serviços financeiros da Scania na América Latina. Em outubro de 2020 tornou-se o diretor-geral da Scania Rússia.
“O cliente estará sempre em primeiro lugar. Manter a liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável é outro objetivo prioritário, bem como apresentar à sociedade produtos que, de fato, reduzam as emissões e não sejam aventuras impossíveis de comprovar a viabilidade”, comenta o novo presidente das operações comerciais Brasil.
“Assumo a operação comercial para continuar o brilhante processo de evolução que vinha sendo feito. Temos mais desafios pela frente e de preparar os próximos anos para as novas tecnologias que chegarão. Sabemos que precisamos ofertar soluções que tornem os transportes de cargas e passageiros ainda mais eficientes. Não tenho dúvidas que as recém-lançadas linhas de produtos Proconve P8/Euro 6, e a gama Super, propiciarão o menor custo total da operação que já oferecemos no país”, diz Montagna.