Ford anuncia pré-venda da picape F-150

A Ford vai iniciar a pré-venda do novo modelo de picape nesta semana, com a previsão de iniciar as entregas a partir de maio

A Ford vai iniciar a pré-venda da picape F-150 no dia 14 de fevereiro (amanhã), para clientes da marca, e no dia 16 para os demais consumidores, com entrega a partir de maio. “É uma grande satisfação lançar no Brasil a F-150, o produto que melhor simboliza a autoridade e liderança global da Ford em picapes”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. “Ela é o maior ícone da Série F, que ao longo de suas 14 gerações construiu um legado impressionante de inovação, tecnologia e confiabilidade, liderando tendências e antecipando os desejos dos clientes.”

A nova picape grande é um dos dez lançamentos programados pela Ford no Brasil em 2023. Ao lado da Ranger e da Maverick, ela chega para ampliar a família Raça Forte e formar a linha mais completa do segmento. Segundo o fabricante, a F-150 2023 é a única com carroceria feita em liga de alumínio ultrarresistente, que aumenta a rigidez e reduz em cerca de 200 quilos o peso total do veículo.

A nova F-150 será oferecida em duas versões, Lariat e Platinum, ambas equipadas com motor V8 5.0, transmissão automática de dez marchas, tração 4×4, pacote off-road FX4 e oito modos de condução.

A cabine conta com painel digital de 12 polegadas, teto solar panorâmico, som premium da B&O e ajuste elétrico com memória para os bancos, volante e pedais. A caçamba tem tampa com acionamento elétrico para abertura e fechamento, escada de acesso, tomada de 110 volts, iluminação em LED e proteção do tipo “spray-in”, mais durável e resistente.

A F-150 também traz o SYNC 4, sistema multimídia e de conectividade de nova geração, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Os sistemas de iluminação e câmeras externas 360º são outras inovações da picape.

Durante o seu desenvolvimento, a nova F-150 foi testada em mais de um milhão quilômetros em todas as situações de uso, desde o gelo até o deserto, em temperaturas de 40ºC negativos a 40ºC. E também foi validada no Brasil para garantir seu desempenho nas condições locais.

O motor Coyote V8 5.0 a gasolina da F-150 é o mais potente da categoria, com 405 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 56,7 kgfm (@ 4.250 rpm). O seu câmbio automático de dez marchas, com opção de trocas manuais, com gerenciamento inteligente para entregar o máximo rendimento e eficiência.

Esse conjunto é o mesmo usado no Mustang, com uma calibração adaptada para picapes, e dá à F-150 o desempenho de um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, sem abrir mão do consumo. Com auxílio da grade aerodinâmica ativa e do sistema auto start-stop, ela faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km com o tanque estendido de 136 litros.

A caçamba comporta 1.370 litros e possui capacidade de carga de 728 kg na versão Lariat e de 681 kg na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra.

O sistema SYNC 4 tem tela sensível ao toque de 12”, conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, manual do proprietário digital, reconhecimento de voz aprimorado, Bluetooth e acesso a funcionalidades como ativação da iluminação 360° e assistentes de trailer. Oferece também carregador sem fio para celular.

“As melhorias do SYNC 4 em relação à geração anterior incluem uma interface mais amigável para o cliente, processador duas vezes mais potente e maior fluidez na troca de telas e comandos”, explica Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul. A F-150 será lançada por meio de um novo sistema de e-commerce da Ford. Com ele, o cliente garante a manutenção do preço até a data da entrega, que será feita entre 90 e 120 dias. A reserva é limitada a apenas uma unidade por CPF.

Veja também