Librelato alcança 14,2% de participação no mercado brasileiro

A fabricante de implementos rodoviários fechou 2022 com12,5 mil produtos comercializados e faturamento de R$ 2,1 bilhões

A Librelato fechou 2022 com expansão de 20% em seu faturamento em comparação com 2021. A empresa comercializou, no ano passado, 12,5 mil produtos, atingindo o faturamento de R$ 2,1 bilhões, em comparação ao faturamento de R$ 1,8 bilhão do ano anterior. Em 2023, a empresa projeta expansão acima do mercado, impulsionada pela chegada de novas empresas ao grupo.

“Seguimos crescendo em ritmo acelerado, porque os operadores logísticos estão buscando mais rentabilidade nas operações de transporte e entendem que nossos produtos aliam alta qualidade, robustez e disponibilidade”, comenta o CEO da Librelato, José Carlos Spricigo.

A série Evolut, nova geração de implementos Librelato lançada em 2021 e com atualizações e novas soluções acrescentadas no ano passado, é a grande responsável pelo crescimento das vendas de implementos da marca, tanto no Brasil como nos mercados externos. Com um ganho de market share de 1,5 pontos percentuais em comparação com 2021, a companhia atingiu participação de 14,2% no mercado brasileiro, o que representa crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior. A linha basculante liderou as vendas da empresa, com cerca de 30% de share cada, enquanto a linha graneleira foi responsável por 17% das vendas totais da marca. 

No ano passado, a empresa exportou 800 semirreboques para o mercado externo. Os principais países para os quais a Librelato exportou foram: Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Gana e Uganda. A empresa mantém escritório em Portugal, com o objetivo de aumentar suas vendas para o continente africano e, também, para o Oriente Médio. “Nossa presença na Europa também facilita parcerias tecnológicas com implementadoras europeias”, diz Spricigo.

Operando em ritmo acelerado, para dar conta do crescimento da demanda tanto do Brasil como do mercado de exportação, as unidades fabris da Librelato em Santa Catarina produziram, em média, 50 produtos por dia no ano passado. A empresa projeta expansão de 20% das vendas para este ano e, em função disso, está trabalhando com aumento de 12% da produção diária desde janeiro.  

Veja também

Por