Dachser implementa IoT no transporte de cargas de longas distâncias

Equipamentos de rastreamento inteligente vêm sendo usados desde o começo de 2022 no transporte de carga das filiais europeias da empresa

A Dachser implementou em suas filiais europeias dispositivos que utilizam a internet das coisas (IoT) para garantir o rastreamento inteligente de cargas transportadas em longas distâncias. Isso significa que os containers podem ser acompanhados em tempo real e os prazos de entrega, calculados com precisão.

Esses dispositivos são equipados com cartões SIM desenvolvidos pela Deutsche Telekom, e consistem em módulos de energia assistidos por células solares de economia de energia, tecnologia moderna de posicionamento por satélite (GPS, Galileo), e em módulos sem fio baseados no novo 5G/LPWAN (LTE-M). Para maior confiabilidade, eles também usam outros padrões de rádio. A solução integrada foi desenvolvida para durar toda a vida útil de 12 anos de uma caixa móvel, sem que seja necessária a manutenção.

Disponíveis em painéis telemáticos, os dados e informações são processadas em tempo real do transporte de grupagem para os funcionários da Dachser. Os painéis podem localizar a carga e dizer com precisão a localização dos veículos e equipamentos no mesmo instante, garantindo que as filiais e consumidores possam calcular cada ETA de transporte, o que facilita o planejamento de manuseio quando a carga chegar ao terminal. 

“A partir da combinação de dados e visualização em tempo real, nós estamos tomando um decisivo passo no futuro de rastreamento de cargas e na gestão da nossa rede de grupagem”, afirma Alexander Tonn, COO de Road Logistics. “Esta tecnologia ajuda nossos colaboradores no planejamento logístico, a fim de otimizar a utilização de transporte e aumentar a eficiência no manuseio de cargas. Isso também beneficia nossos clientes, pois permite que entreguemos um serviço com a qualidade que esperam da nossa empresa”, complementa. 

Veja também