Em 2023, a Brado pretende investir mais de R$13 milhões na transformação digital da empresa, quase o dobro do que o investido em 2022. O montante será destinado a melhorias em setores como comercial, administrativo e nos terminais. No terminal de Rondonópolis (MT), as tecnologias irão beneficiar as operações de milho, agroquímicos, madeira e bens de consumo diversos. Os demais terminais da empresa, localizados em Cambé (PR), Araraquara (SP), Sumaré (SP) e Davinópolis (MA), também receberam aportes com soluções tecnológicas, e a previsão é que as soluções completas cheguem até 2025.
No ano passado, o terminal de Rondonópolis foi o mais impactado, com as soluções em tecnologia contribuindo para um crescimento de 62% na movimentação de pluma de algodão na comparação entre os meses de agosto (início da implantação) a dezembro de 2022 com o mesmo período de 2021. Foram mais de 6,7 mil contêineres que seguiram para exportação nos cinco últimos meses do ano passado, contra 4,1 mil em 2021.
Entre as novidades implantadas em Mato Grosso, há um sistema de agendamento on-line, gestão administrativa e de pátio automatizadas. A instalação de pontes rolantes para descarga dos caminhões que chegam ao terminal realizada em novembro dobrou a capacidade de operação da pluma de algodão. “Iniciamos uma verdadeira jornada de transformação digital da solução de multimodalidade, com foco em eficiência, capacidade e melhor experiência de nossos clientes”, afirma o gerente executivo de tecnologia da Brado, Marcelo Neder.
Com início da implantação em junho de 2022, desde agosto do mesmo ano o aplicativo Trizy passou a ser a plataforma oficial dos agendamentos das descargas no terminal de Rondonópolis. A operação toda fica on-line, com localização dos veículos em tempo real, que pode ser acessada pela empresa e pelo cliente. É possível, por exemplo, saber previamente de um atraso e reposicionar um motorista que esteja mais próximo, as chamadas janelas dinâmicas.
Pelo aplicativo os caminhoneiros fazem o check-in no terminal por geolocalização, com abertura da cancela por biometria facial. Também recebem todas as orientações de movimentação do terminal, tornando o processo 100% digital, ágil e sem burocracia. “Passamos a ter mais controle das janelas operacionais de entrada e saída dos caminhões. A operação ficou mais assertiva”, diz Neder.
Com envolvimento de 12 pessoas no projeto, o Trizy desenvolveu uma solução específica para a Brado na operação de produtos que já chegam ao terminal em contêineres, que tem particularidades em relação aos que chegam a granel. “Um veículo que vai agendar uma operação de contêiner pode estar levando o contêiner vazio e indo retirar um cheio. São duas movimentações distintas para o mesmo veículo. explica Ivaldo Junior, coordenador de Contas Enterprise do Trizy. “Para que ele não precise sair do terminal depois que entregou o contêiner vazio, no agendamento é possível informar previamente as duas operações e a empresa prepara o ciclo completo”, destaca.
Outras tecnologias–
A operação com contêineres conta ainda com gates que fazem a vistoria automatizada. Os caminhões passam por uma estrutura com diversas câmeras que fazem a leitura da placa do veículo para conferência das notas fiscais. Além disso, as imagens coletadas permitem identificar o estado físico dos contêineres, registrando qualquer avaria no equipamento.
Outros sistemas são integrados a essas soluções e fazem a gestão completa da logística do terminal de forma automática, otimizando os processos de armazéns, pátios, planejamento. “Para desenvolver e implantar todos esses projetos, contamos com uma equipe de 36 profissionais e até fevereiro chegaremos a mais de 50. O resultado, além de impactar na operação, vai melhorar a jornada do cliente, que conta com mais transparência devido à rastreabilidade da carga”, diz Neder.