A Marelli inaugura sua fábrica da Interior Experience Division, localizada dentro do complexo produtivo de Hortolândia, no interior de São Paulo. Na nova planta, serão produzidas partes para interiores de veículos, tais como painéis de instrumentos, consoles centrais e partes decorativas com tecnologia avançada de acabamento. O investimento, com recursos próprios, foi de R$ 150 milhões.
A capacidade produtiva máxima é de 180 mil veículos por ano, com índice de nacionalização de 90%. “Já atuávamos com essa unidade de negócios no Brasil desde 2014, atendendo a uma fabricante japonesa, e observamos uma boa oportunidade de negócios neste segmento em expansão. Nesta nova fábrica produziremos vários componentes de interiores, oferecendo assim às montadoras condições de localizarem mais peças”, explica Carlos Smith, diretor da Marelli Interior Business Unit.
A nova unidade produtiva tem como primeiro cliente a General Motors do Brasil. A fábrica recém-inaugurada conta com tecnologia e equipamentos modernos do mercado global. Um exemplo é o sistema de pintura automatizado, trazido do Japão e capaz de atender novas especificações de acabamento solicitadas pelos clientes. Já as máquinas de injeção foram importadas da Alemanha, enquanto outros equipamentos vieram da Áustria e Itália. Segundo a empresa, esses maquinários são capazes de produzir peças com altíssima precisão e qualidade e, ao mesmo tempo, em grande escala.
A nova fábrica também utiliza um sistema de rastreabilidade que permite controlar a produção e a qualidade dos produtos ao longo de todo o processo produtivo. Esse sistema foi desenvolvido pela equipe de engenharia local, com a colaboração de outras unidades do Brasil e dos Estados Unidos.