A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, vai colocar nas ruas seu primeiro caminhão elétrico (VW e-Delivery) para transportar gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel. O projeto é uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Grupo EGSA e a Locadora Juntu.
O tanque foi construído na planta da EGSA em Paulínia (SP), e atende à norma ASME e RTQ6C, necessária para transporte rodoviário. O modelo escolhido para projeto e construção do caminhão foi um VW e-Delivery com PBT de 14 toneladas e totalmente elétrico.
“Essa operação evidencia toda a capacidade de inovação da engenharia brasileira, com nossos profissionais atuando em parceria com os clientes para prover novas soluções de transporte cada vez mais eficientes. Esse atendimento sob medida faz parte do nosso DNA e com o VW e-Delivery temos nos especializado ainda mais nessa consultoria completa ao cliente”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
“Além de o e-Delivery oferecer baixos custos operacionais, a Supergasbras se beneficia de nossa rede de concessionárias altamente capacitada para a tecnologia elétrica e da conectividade com nossa plataforma RIO, que facilita a gestão do veículo e otimiza sua eficiência e disponibilidade”, complementa Cortes.
Segundo Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras, esse movimento reforça a estratégia da companhia no âmbito da transição energética. “Estamos em busca permanente de novas soluções e tecnologias que agreguem benefícios para a sociedade, meio ambiente e nossa empresa. Por isso, é muito gratificante termos feito essa parceria e apresentarmos para o mercado um novo conceito de transporte sustentável de GLP”, comemora.
Com autonomia de até 250 km, inicialmente a previsão é que o veículo circule no Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o maior parque engarrafador da Supergasbras, localizado em Duque de Caxias. “Faz parte dos planos da companhia expandir a nossa frota elétrica, mas, por se tratar de um projeto piloto, vamos testar com esse veículo para depois prosseguirmos com outros e ampliarmos as rotas”, afirma Cardoso.
Visando a sustentabilidade e com foco no pioneirismo, as empresas se uniram para desenvolver o projeto do primeiro caminhão elétrico do mundo a transportar GLP a granel, com capacidade de 9m3 de volume de tanque e instalação de uma bomba de transferência de GLP (Blackmer) com acionamento elétrico. Uma proposta desafiadora e inovadora desde o ponto de vista da construção do vaso de pressão, equipamentos, até aos implementos importados para entrega do produto ao cliente.
Segundo Adolfo Luis Vicentim, diretor da Juntu Rental, a empresa avançou com o processo e especificações para novas soluções de modais energéticos de seus caminhões para transportes de cargas críticas fracionadas, visando oferecer equipamentos de qualidade, como soluções sustentáveis e confiáveis para o seguimento de cargas de produtos perigosos.
“Com a busca de novas soluções tecnológicas e sustentáveis, apresentamos ao mercado a locação do primeiro caminhão de GLP a granel 100% elétrico, contribuindo na redução de emissão de CO2 e inovando para novas matrizes energéticas no modal logístico do país”, completa.