A Daimler Truck irá construir na Alemanha uma nova central de fornecimento global de peças de reposição para a Mercedes-Benz Trucks, com objetivo de tornar a logística de peças de reposição mais flexível, eficiente e sustentável. A nova central contribuirá de maneira importante para a garantia internacional de peças para a região da América Latina e para a Mercedes-Benz do Brasil.
Atualmente, a central de peças da Alemanha é uma das fontes de abastecimento para Campinas (SP). Além disso, há a produção de remanufaturados na própria unidade, as peças genuínas de fabricação na planta de São Bernardo do Campo (SP) e de outros 400 fornecedores nacionais. Com a alteração de local na Alemanha, o processo continua o mesmo. O que muda agora é que a nova central em Halberstadt, no estado da Baixa Saxônia, vai se tornar o coração para o fornecimento global de peças de reposição para os veículos da marca.
No futuro, as entregas de peças serão feitas a partir desse ponto central, eliminando rotas de transporte adicionais e reduzindo o tempo do processo para que as peças sejam disponibilizadas. As instalações foram projetadas para atender aos requisitos dos clientes da Daimler Truck e os revendedores regionais poderão receber seus suprimentos diretamente ou, se necessário, poderão retirar as peças por conta própria.
O novo hub de logística global vai disponibilizar até 300 mil itens diferentes para quase três mil revendedores de veículos em mais de 170 países ao redor do mundo. A construção está programada para começar em 2023, com o comissionamento programado para ocorrer cerca de três anos depois.
“Halberstadt e a central global de peças vão desempenhar um papel fundamental no futuro”, afirma Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “As peças de reposição de nosso novo centro de logística vão dar uma contribuição muito importante para manter nossos clientes e seus caminhões funcionando, seguindo com o nosso slogan – Trucks you can Trust” (Caminhões que você pode confiar)”.
Cerca de 2,6 mil fornecedores da Mercedes-Benz Trucks irão abastecer a central o hub. O fornecimento de peças da Fuso na Europa também será realizado por meio de Halberstadt no futuro. Em um processo logístico de três etapas, as novas instalações também atenderão a cerca de 20 centros logísticos regionais em todo o mundo – como vários países europeus, Turquia, além de Emirados Árabes Unidos, Brasil e China, que, por sua vez, fornecerão peças aos seus revendedores regionais. Na primeira fase de expansão, o edifício terá uma área de cerca de 270 mil metros quadrados, com um espaço de logística de cerca de 260 mil metros quadrados.
Sustentabilidade-
A nova central de logística foi planejada desde o início para realizar operações livres de emissões de CO². O seu conceito de energia dispensa completamente combustíveis fósseis, não sendo necessários gás natural ou óleo. As instalações serão aquecidas com bombas elétricas de aquecimento que trarão o calor para a edificação por meio de sistemas de aquecimento subterrâneos e, além disso, um alto nível de eficiência energética será alcançado devido as baixas temperaturas da água de aquecimento e ao efeito de armazenamento dos pisos industriais.
Os telhados serão equipados com sistemas fotovoltaicos que poderão gerar até 13 milhões de kWh de energia elétrica por ano. Isso representa mais eletricidade do que a quantidade que será consumida no local. O excesso de energia será disponibilizado para outras instalações da marca na Alemanha. Haverá estações de recarga para veículos e motos elétricas dos funcionários e fornecedores.