A DB Schenker – uma das maiores empresas de logística multimodal do mundo, com receita global de € 47 bilhões –, tem buscado a implantação de projetos que privilegiem combustíveis sustentáveis em todos os modais de atuação da companhia, inclusive nas operações brasileiras.
“Ao longo de sua história, DB Schenker sempre pautou sua atuação com uma preocupação muito grande com os impactos nos locais onde está presente. Por isso, a redução do uso de combustíveis fósseis é uma política global da empresa. No modal rodoviário, por exemplo, só abastecemos nossa frota com etanol. É algo que vai além do retorno financeiro. Trata-se de um valor incorporado à nossa cultura”, afirma Luís Marques, CEO da DB Schenker Brasil.
O objetivo da empresa é liderar um movimento utilizando mais soluções sustentáveis nos diferentes modais. “Nossa meta é ser a companhia líder global do setor de logística até 2030 no tocante à sustentabilidade de nossas ações. Não vamos apenas ser ambientalmente corretos. Queremos que toda a nossa cadeia de fornecedores adote tais premissas. Os ganhos não devem ser apenas para o meio ambiente, mas para toda a sociedade”, ressalta o executivo.
No transporte marítimo, a DB Schenker Brasil se antecipou à nova legislação preconizada pela Organização Marítima Internacional de adoção de navios mais modernos e menos poluentes. Desde 2020, toda a frota utilizada pela empresa já aderiu aos novos parâmetros, tanto no que se refere ao uso de biodiesel quanto no de cargueiros com tecnologia sustentável embarcada.
“A disrupção que existiu nos últimos dois anos nos obrigou a alterar processos e procedimentos para manter os níveis de serviço. Graças a essas alterações e a melhorias na gestão, conseguimos um expressivo ganho de rentabilidade no modal marítimo”, avalia Marques.
No rodoviário, a DB Schenker iniciou no ano passado um projeto na Europa, que deve ser ampliado para todas as regiões onde está presente, com a compra de 1,5 mil caminhões elétricos. A intenção com essa ação é levar à descarbonização total da companhia nas próximas três décadas.
Em agosto, a empresa lançou no Brasil o produto DB Schenker Runway, que reúne em uma só iniciativa diversas frentes de atuação que atendem aos pilares ESG: adoção de caminhões elétricos para entregas vinculadas à moda, contratação de motoristas do sexo feminino para seu time e adoção de uniformes produzidos com materiais reciclados em toda a equipe do DB Schenker Runway.
Aviação –
A companhia anunciou, em novembro, a oferta a todos os seus clientes, em escala global, da possibilidade de escolher transportar sua carga aérea utilizando combustível de aviação sustentável (SAF). A opção independe do tipo de avião ou da companhia aérea utilizada.
Por meio da alocação virtual do biocombustível, é possível evitar até 100% de emissão de CO2 na atmosfera. Para isso, a empresa adquiriu 11 mil toneladas de SAF, que vão evitar a produção de mais de 33 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.
O SAF é um combustível alternativo altamente testado, produzido a partir de resíduos renováveis e matérias-primas residuais, como óleo de fritura usado. O CO2 liberado durante a combustão no motor é apenas o CO2 retirado da atmosfera durante a fase de fotossíntese das plantas empregadas para produzir os óleos dos quais o SAF é refinado. A DB Schenker usa apenas biocombustíveis certificados. Atualmente, o SAF é de três a cinco vezes mais caro do que o combustível fóssil comum.
A nova oferta global complementa a rota semanal exclusiva de fretamento completo da DB Schenker entre a Alemanha e a China, lançada em 2021, que ainda é o único voo regular de carga aérea do mundo totalmente coberto pelo SAF. Mais de 150 voos de ida e volta com a Lufthansa Cargo já evitaram mais de 40 mil toneladas de CO2.
“Essa inovação representa uma expansão significativa das soluções existentes de frete aéreo sem carbono. Queremos ser parte relevante da descarbonização da indústria. Nossa preocupação com o meio ambiente vai além do discurso. Buscamos todos os dias alternativas sustentáveis para nossas operações. Além disso, é um compromisso da empresa disseminar essa prática entre clientes, fornecedores e parceiros”, afirma o CEO da DB Schenker Brasil.