O protótipo Michelin Uptis é um conjunto roda e pneu à prova de furos sem ar comprimido, destinado a carros e vans leves. O ar foi substituído por uma estrutura capaz de suportar o veículo. O produto foi projetado como uma solução plug-and-play que permite aos usuários dirigir convenientemente e não se preocupar com os perigos da estrada que afetam os pneus. A tecnologia também limita o número de pneus descartados devido a furos.
Com o pneu, a DHL pode aumentar a produtividade de sua frota e garantir a continuidade dos negócios, já que problemas de pressão e furos são eliminados. Isso diminuirá a frequência de substituição dos pneus, levando a menos desperdício.
“Como pioneiros em logística verde, estamos entusiasmados em fazer parceria com a Michelin para testar seus pneus sem ar em nossos veículos em Singapura. Para impulsionar os esforços de sustentabilidade aqui, já convertemos 80 veículos em nossa frota terrestre em vans elétricas. Esta colaboração marca outro marco para nós, pois nos propusemos a tornar nossas operações last mile mais ecológicas e alcançar emissões líquidas zero de carbono em toda a rede DHL globalmente”, diz Christopher Ong, diretor geral da DHL Express Singapore.
“O Michelin Uptis é uma grande inovação no campo dos pneus. Isso é resultado de cerca de cinquenta patentes ligadas à estrutura do pneu e materiais de alta tecnologia. Demonstra a capacidade de inovação da Michelin em prol de uma mobilidade mais segura e melhor para o meio ambiente. Estamos muito satisfeitos que a DHL confie na Michelin para equipar sua frota com os primeiros pneus comercializados um ano antes do previsto”, declarou Bruno De Feraudy, diretor de atividades OEM do Grupo Michelin.
Na visão da Michelin, a tecnologia sem ar é a chave para um pneu totalmente sustentável até 2050. Hoje, 20% dos pneus são descartados prematuramente devido a furos e estouros (12%) ou desgaste irregular causado por baixa pressão dos pneus (8%). Com base em pesquisas internas, a Michelin projeta que a tecnologia sem ar pode evitar o descarte prematuro de até 200 milhões de pneus por ano em todo o mundo ou dois milhões de toneladas de material.