Renault prepara lançamento de veículos elétricos

No primeiro semestre, chegam ao mercado os novos furgões Kangoo E-Tech e Master E-Tech, além dos automóveis Kwid E-Tech e o Megane E-Tech

Sonia Moraes

A Renault prepara para 2023 o lançamento de modelos 100% elétricos – os novos furgões Kangoo E-Tech e Master E-Tech, além dos automóveis Kwid E-Tech e o Megane E-Tech. Os veículos chegarão ao mercado brasileiro no primeiro semestre. “Desta forma seguimos investindo e acreditando no Brasil, construindo o futuro da nossa marca no país com os veículos elétricos, além de preparar as nossas fábricas em São José dos Pinhais, no Paraná, para concretizar o lançamento do novo SUV (veículo elétrico esportivo) com o novo motor turbo, conforme anunciamos este ano”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.  

Para o ano que se inicia, a Renault prevê um leve crescimento do mercado automotivo, com 2,1 milhões de veículos emplacados no país. “Esperamos que a taxa de juros e a inadimplência reduzam. Com a melhora da economia, teremos um ambiente mais favorável à venda de veículos”, diz Gondo.

Em março de 2022, a montadora francesa confirmou o investimento de R$ 2 bilhões para a produção de uma nova plataforma, a CMF-B, de um novo SUV e de um novo motor 1.0 turbo no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná. “Vamos continuar a investir em produtos que temos posição de destaque, como o Kwid e o Master, e o investimento dará origem a um novo SUV. Também seguimos trabalhando com a nossa matriz para que outros veículos sejam fabricados na plataforma CMF-B”, comenta o presidente.

Gondo afirma que mais do que fabricar automóveis a Renault quer ser reconhecida como uma empresa cada vez mais moderna, inovadora e tecnológica. “Por isso, em setembro do ano passado realizamos em São Paulo o Renault E-Tech days, que foi um grande seminário de eletrificação e soluções de mobilidade, promovido pela Renault do Brasil, evento que contou com a participação de toda a cadeia de valor, de todo o ecossistema da mobilidade elétrica, como os nossos parceiros de negócio, grandes empresas, membros da sociedade civil e do poder público, para discutir o futuro da mobilidade sustentável.” 

A Renault tem 450 mil veículos 100% elétricos circulando no mundo. Na Europa, a gama de veículos Renault E-Tech (100% elétrico e híbrido) representou 36% das vendas de automóveis no primeiro semestre de 2022. “A gama Renault E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável, e esta é a nossa visão de futuro na Renault do Brasil”, afirma o presidente.

A Renault espera que as dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos no mercado brasileiro com a falta de componentes melhorem em 2023. “Durante todo o ano de 2021, a escassez de peças afetou a produção de veículos da Renault e agora acompanhamos a situação semanalmente com as equipes de supply chain”, afirma Gondo.

Segundo o presidente, a Renault começou bem 2022, concluindo a renovação na sua linha de produtos, com o lançamento do novo Kwid, nova Master, Duster com motor 1.3 turbo flex e a nova picape Oroch com o motor turbo 1.3 TCe flex. “O primeiro semestre ainda foi muito difícil, mas estamos cumprindo o nosso plano de produção previsto para julho, agosto e setembro. Nos últimos meses deste ano voltamos a ter um nível de estoque normal com a nossa rede de concessionários e estamos cumprindo as entregas com nossos clientes frotistas”, afirma Gondo.  

Veja também