A ZF anunciou o lançamento de tecnologias inovadoras para contribuir com a mobilidade sustentável e com o processo de descarbonização mundial. ““Hoje, temos tudo para apoiar nossos clientes com sistemas holísticos de veículos baseados em controladores avançados de alto desempenho, sensores e atuadores inteligentes, conectividade e soluções em nuvem, além de software e funções de ponta. E como um fornecedor completo de sistemas de transporte autônomo, podemos dar um passo além, oferecendo todo o ecossistema necessário para implementar uma solução de transporte público limpa, segura e voltada para o mercado”, disse Holger Klein, CEO do Grupo ZF.
A nova edição do computador de alto desempenho ZF ProAI com capacidade para vários domínios, possibilita que um dispositivo possa suportar ADAS baseado em domínio, infoentretenimento ou funções de chassi em placas separadas. Isso inclui configurações de sistema em chip de vários fornecedores. É até capaz de hospedar vários sistemas operacionais em paralelo.
A ZF revelou ainda o cinto de segurança Heat Belt, projetado para ajudar a reduzir a energia consumida no aquecimento no interior dos veículos. O cinto de segurança aquece a frente do corpo por meio de fios trançados e atinge uma temperatura máxima de superfície de 40 graus Celsius (104 graus Fahrenheit) usando apenas 70 watts de energia. A instalação é simples, sem necessidade de ajustar retratores e pré-tensionadores de cinto. A combinação do ZF Heat Belt com outros aquecedores de contato, como o aquecimento do assento ou do volante, permite que os motoristas equilibrem o aquecimento da cabine, o que, por sua vez, pode aumentar o alcance de um veículo elétrico em temperaturas frias em até 15%.
O shuttle de última geração da ZF será dotado de condução autônoma SAE Nível 4, sendo capaz de manobrar no tráfego misto sem uma pessoa para monitoramento. Com isso, a ZF possibilita a operação de sistemas de transporte autônomos em áreas densamente povoadas, sem a necessidade de faixas de transporte segregadas ou dedicadas, dando uma importante contribuição para a descarbonização.
Integrado ao sistema de direção autônoma com o ZF ProAI em seu núcleo, está o conjunto de sistemas de software do Virtual Driver. O conjunto consiste em duas partes principais, considerando o de desempenho e de segurança. Juntos permitem a operação de um shuttle nível 4 ou outros meios de transporte de forma segura e confiável. A parte de segurança monitora situações abrangentes sob aspectos de segurança, define guarda-corpos virtuais para o desempenho e intervém, se necessário, para ajudar a mitigar situações críticas. Enquanto isso, a parte de desempenho permite uma direção suave em cenários complexos.
A ZF assinou ainda um acordo com a Beep, empresa especializada em serviços de mobilidade, para fornecer ecossistemas de transporte autônomo (ATS) com nova geração de shuttles para o mercado dos Estados Unidos.