A Volkswagen Caminhões e Ônibus informa que apresentou saldo positivo tanto em vendas, participação de mercado e portfólio em 2022. A empresa registrou o melhor resultado de embarques dos últimos cinco anos, com aproximadamente dez mil veículos exportados. Com relação a 2021, o crescimento está em mais de 15%. O volume é mais do que o dobro do volume negociado pela marca no exterior em 2020.
“Fechamos 2022 com resultados expressivos no Brasil e no exterior. Continuaremos a investir no mercado nacional para manter nossa posição, mas queremos replicar esse sucesso mundo afora. Assim como ocorreu no ano passado, vamos intensificar nossa internacionalização e dar início a uma nova fase nesse plano, buscando ainda mais oportunidades”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A marca passou a atuar na Ásia, com o início das vendas e montagem de veículos nas Filipinas, por meio de uma parceria com a MACC. Também fechou acordo para ter seu primeiro importador oficial no Oriente Médio, na Jordânia. A empresa fez também o lançamento dos caminhões VW Delivery em El Salvador, Panamá e Nicarágua. A produção na Argentina, anunciada para início de 2024, deve apoiar esse crescimento internacional.
Novos produtos também contribuíram para o resultado, como os ônibus com direção do lado direito para atender a países com essa demanda. Outro destaque é o Delivery 11.170, em sua versão recém-lançada 4×2 e também a 4×4, além das primeiras exportações do e-Delivery para o México e Paraguai. Para 2023, as expectativas estão altas, com a chegada a mais mercados. O VW Meteor promete somar nesse volume, com seu lançamento comercial internacional na Argentina.
Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a marca está entre as mais vendidas em diversos países, como Angola, onde é a líder de mercado, com market share acima de 40%. No Uruguai, a cada quatro veículos emplacados, um deles é Volkswagen, que também registra bons resultados no Chile e na Costa Rica.