Emplacamentos de caminhões recuam 2,12% em 2022

Já o mercado de ônibus registrou resultados bastante positivos no ano passado, impulsionado pelos programas governamentais, segundo a Fenabrave

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de caminhões foram afetados pela falta de peças e componentes ao longo do ano de 2022 e fecharam em ligeira retração de 2,12% sobre 2021. “Apesar da queda, o resultado se manteve próximo às projeções da Fenabrave, que havia previsto estabilidade para o segmento no ano”, comenta Andreta Jr., presidente da entidade.

Na comparação entre dezembro de 2022 com dezembro do ano passado, houve expansão de 0,75% nos emplacamentos de caminhões. Em relação a novembro, o aumento foi de 21,42%.

No mercado de implementos rodoviários, após recorde em 2021, houve um ajuste de mercado. “Esses movimentos são comuns em categorias que registram grandes volumes de vendas em períodos anteriores, mas vale destacar que o resultado ainda foi levemente superior às nossas projeções (era prevista uma queda de 9,6% e o segmento fechou o ano com baixa de 8%)”, afirma Andreta Jr.

Ônibus –

Impulsionados pelos programas governamentais de transporte público e escolar, os emplacamentos de ônibus registraram resultados positivos no ano. No acumulado do ano, a expansão foi de 23,42%, enquanto na comparação entre dezembro de 2022 e o mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 77,25%. Já em relação a novembro, o crescimento foi de 26,65%.

“Os números são bons e fruto de muito trabalho dos distribuidores do segmento, mas devemos lembrar que se trata de uma categoria em que pequenas oscilações no número de unidades podem provocar grandes diferenças percentuais”analisa o presidente da Fenabrave.

Veja também

Por