Transporte Moderno – Como foi o ano de 2022 para a Norsul? A empresa fez lançamentos ou apresentou novidades no último ano?
Angelo Baroncini – Somos uma das líderes em navegação privada no país e, desde 2021, também integramos a logística a partir da navegação, cuidando de cargas de norte a sul. O transporte feito desde 1963 era realizado no modal marítimo apenas, mas desde o último ano, estamos nos preparando para atuar também na integração logística, apresentando soluções customizadas e operações sob medida a partir da necessidade de cada cliente. O ano de 2022, foi bom, após os dois anos anteriores de pandemia. Neste ano especificamente, não tivemos lançamentos, mas direcionamos nossos esforços para desenvolver as melhores soluções logísticas aos clientes, com serviços sob medida (tailor made) para cada situação – dando sequência as novas frentes atendidas a partir de 2021. Também voltamos a ter o volume de carga anterior aos dois anos de pandemia, o que é positivo para a empresa.
Transporte Moderno – Quanto a empresa cresceu em 2022, em faturamento, em comparação com 2021? E no volume de carga?
Angelo Baroncini – O faturamento e o volume de carga de 2022 estão similares aos do ano de 2021, ou seja, estamos conseguindo manter os números.
Transporte Moderno – E para o ano que se inicia, quais as expectativas da empresa?
Angelo Baroncini – Para 2023, acreditamos numa pequena melhora da economia doméstica e internacional, o que poderá trazer mais oportunidades ao transporte e logística na cabotagem e no longo curso
Transporte Moderno – Quais os principais investimentos da Norsul nos últimos dois anos?
Angelo Baroncini – Nos últimos dois anos, investimos em manutenção de nossas embarcações e também na substituição de navios mais antigos por navios mais modernos. Também investimos em pesquisas para buscar zerar as emissões de carbono, participando de estudos com universidades, bem como de fóruns nacionais e internacionais. Em paralelo, a Norsul tem um programa para reduzir as emissões de CO² com a eficiência energética nas embarcações e através do Programa Carbono Neutro Norsul, o qual oferece aos clientes a possibilidade de neutralizar 100% das emissões de CO² nos transportes de carga com créditos de carbono dos programas Floresta em Pé e de Aterros Sanitários.
Transporte Moderno – E quais são os investimentos previstos para 2023?
Angelo Baroncini – Continuar a investir na redução da idade da frota marítima e nas pesquisas para buscar zerar as emissões de CO².
Transporte Moderno – Quais são hoje as principais dificuldades do setor? O programa BR do Mar afetou o setor?
Angelo Baroncini – Por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia, temos congestionamentos nos principais portos internacionais, bem como a falta de disponibilidade de espaço em rotas mais tradicionais, como nas operações China-Brasil. Com isso, os valores de aluguéis e de compra de navios ainda se mantem em patamares altos. Porém, para a cabotagem conseguimos, através de nossa frota própria, manter alguns níveis de frete para assegurar o escoamento da produção brasileira. O programa, denominado pelo governo federal como BR do Mar, que gerou a Lei 14.301/2022, visa o desenvolvimento sustentável da cabotagem, tendo o Brasil uma costa grande e navegável. Infelizmente, ainda não atingiu parte dos anseios do setor que seriam, por exemplo, minimizar o custo-Brasil para as operações marítimas, buscando se aproximar dos custos Internacionais.
Transporte Moderno – Qual a importância da sustentabilidade para a empresa?
Angelo Baroncini – A sustentabilidade é um dos principais valores da nossa empresa, e vivemos isso há quase 60 anos. Para nós, ESG é responsabilidade de todos, e somos comprometidos em fazer a nossa parte, querendo sempre fazer o bem para o planeta e as pessoas também.