Sonia Moraes
A VIX Logística, que atende o setor de mineração, cargas especiais, movimentação portuária e óleo e gás, mantém expectativa positiva para 2023. “Acreditamos num ano promissor, com desafios e realizações”, afirma Patrícia Poubel Chieppe, CEO da VIX Logística.
A empresa encerrou 2022 com receita bruta quase 20% maior que no ano anterior, mesmo com um cenário desafiador, principalmente com as altas taxas de juros. “Nossos resultados para este ano seguem em linha com as expectativas. Estamos otimistas, seguimos crescendo e com investimentos em nossas áreas de atuação e aquisição de empresas em setores que consideramos promissores e alinhados ao nosso planejamento estratégico”, afirma a CEO da VIX Logística.
No seu portfólio de serviços a executiva destaca o sucesso do V1, Plataforma Digital de Mobilidade. “Lançada em 2018, nascido no VIX Labs, o negócio, que começou somente como serviço de transporte por aplicativo, hoje também agrega serviços de aluguel de carros e carro por assinatura. O V1 está em franca evolução, iniciou na região metropolitana de Vitória (ES), e neste ano levamos os serviços de aluguel e de assinatura para Curitiba, no Paraná, e seguimos analisando novas expansões”, revela Chieppe.
Segundo a executiva, o investimento importante feito este ano foi o lançamento do VIVA – VIX Veículos Autônomos –, nova vertical de negócios, dedicada a automação de veículos e equipamentos para operações logísticas.
“O primeiro veículo autônomo lançado pelo VIVA é o “Galileu”, trator autônomo cujo objetivo é tracionar cargas de altos volumes. O Galileu possui nível quatro de automação, o mais próximo da robotização total e funciona com comandos e limites previamente definidos para a movimentação de cargas de volume acima de 80 toneladas em ambientes industriais. O trator autônomo é capaz de atender todos os segmentos em que a VIX Logística já atua, como siderurgia, florestal, papel e celulose, mineração, óleo e gás, setor automotivo e agronegócio com visão estratégica de futuro para expansão de novos negócios”, informa.
“Em agosto concluímos nosso espaço para demonstrações, construído dentro da própria VIX em Vitória, simulando a dinâmica de funcionamento de um ambiente industrial, onde há competição pela utilização das vias por diversos veículos, equipamentos e pessoas, permitindo demonstrar o nível de segurança na utilização do Galileu”, detalha Patrícia Chieppe.