O complexo portuário de Suape e a Autoridade Marítima do Panamá (AMP), que detém todos os poderes marítimos estatais, assinaram termo de cooperação técnica com o propósito de compartilhar experiências nas operações portuárias e no desenvolvimento de ações socioambientais que promovam o crescimento econômico com sustentabilidade.
O convênio é resultado de uma visita realizada pelo diretor presidente da estatal, Francisco Martins, à direção da AMP, na Cidade do Panamá, em agosto de 2022. O termo de cooperação foi assinado no último dia 30 de dezembro.
O termo de cooperação técnica também contribuirá para elevar o nível de desenvolvimento econômico por meio de maiores indicadores de eficiência operacional, melhores práticas de gestão ambiental e social para contribuição e consequente alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Trata-se de uma das maiores metas do complexo industrial portuário, já alinhado com as boas práticas ESG. Suape é referência em áreas importantes, transcendendo as fronteiras do Brasil num ambiente absolutamente globalizado como a logística do transporte marítimo. Parceiros de excelência como a AMP vão trazer muitos benefícios para o nosso porto, pois a entidade tem a responsabilidade sobre terminais em uma estrutura essencial para a logística global de transporte via Canal do Panamá”, afirma Francisco Martins.
O acordo de cooperação ainda tem por objetivo criar conexões com parceiros internacionais, assim como a viabilização de novas rotas marítimas. “Isso reflete diretamente no aumento da movimentação de cargas e no incremento nos negócios para o porto, dinamizando a economia de Pernambuco e da região”, ressalta o gestor.