Dachser encomenda 50 eActros LongHaul

O eActros LongHaul como um veículo de carroceria intercambiável é outro componente da estratégia de proteção climática da Dachser

A prestadora de serviços de logística Dachser planeja adquirir 50 Mercedes-Benz eActros LongHaul, caminhão elétrico apresentado no IAA Transportation deste ano. Para isso, a empresa global de Kempten assinou uma carta de intenções com a Mercedes-Benz Trucks. A Dachser pretende usar o eActros LongHaul configurado como um veículo de carroceria intercambiável 6×2 com uma altura de armazenamento de 1.120 mm.

A Dachser está expandindo sua frota de veículos elétricos. O caminhão elétrico, com autonomia de cerca de 500 km a partir de uma única carga, deve estar pronto para produção em série até 2024. “A Dachser é um cliente muito valioso para nós no transporte sustentável. A empresa já era um parceiro de testes comprometido durante o desenvolvimento do eActros 300/400 para distribuição pesada. Estamos ainda mais satisfeitos porque a empresa de logística agora também planeja contar com o eActros LongHaul na próxima etapa, reforçando nossa estratégia quanto a eletrificação”, comenta Stina Fagerman, head de marketing, vendas e serviços da Mercedes-Benz Trucks

“Esta Carta de Intenções reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento e teste de propulsores de veículos comerciais amigos do ambiente. A ampla autonomia do eActros LongHaul vai nos permitir transportar mercadorias entre nossas localizações europeias sem emissões, mesmo no tráfego de cargas pesadas e no transporte de longa distância. Este é um componente importante da estratégia de proteção climática de longo prazo da companhia”, diz Alexander Tonn, diretor operacional de logística rodoviária da Dachser.

A Dachser usa veículos elétricos à bateria, como o Fuso eCanter e o eActros, desde 2018, como parte de seu conceito de entrega urbana sustentável. Em onze cidades europeias, vans e caminhões elétricos a bateria entregam todas as encomendas de maneira livre de emissões locais de CO² como padrão em uma área definida do centro da cidade. Na última milha, a Dachser também usa bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as encomendas. O projeto piloto em Stuttgart foi o vencedor do concurso “Sustainable Urban Logistics (Logística Urbana Sustentável)” do ministério federal do meio ambiente da Alemanha e da agência federal do meio ambiente em 2018.

“Tivemos experiências muito boas em logística urbana com o desempenho de veículos BEV (Battery Electric Vehicles). Portanto, era lógico dar o próximo passo, dirigir em longas distâncias, junto com a Mercedes-Benz Trucks”, diz Stefan Hohm, diretor de desenvolvimento na Dachser.

Veja também