Seres Brasil prepara entrada no segmento de comerciais leves elétricos

Estão em fase final de homologação dois veículos comerciais leves elétricos da marca chinesa DFSK Motor, coligada da Seres

A chegada do primeiro lote dos SUV elétricos Seres 5 EVR e Seres 3 para venda ao público está prevista para acontecer em fevereiro. Paralelamente, a importadora está finalizando o processo de homologação de dois veículos comerciais leves elétricos: o caminhão baú EC31 e o furgão de carga EC35, ambos fabricados pela chinesa DFSK Motor, coligada da Seres.

Concebidos para uso urbano, os dois modelos proporcionam autonomia em torno de 300 km e possuem baterias de 41 kWh. O motor elétrico de 81 cv entrega 200 Nm de torque nas rodas traseiras. Tanto o EC31 quanto o EC35 possuem direção com assistência elétrica, ar condicionado, ABS, aviso de segurança para pedestres, radar, câmera de ré, retrovisores elétricos, tela de controle central, chave com controle remoto e janelas com comandos elétricos.

O caminhão EC31 tem 4.750 mm de comprimento e 1.670 mm de largura e 2.400 mm de altura. As dimensões do baú (2.770 mm de comprimento, 1.565 mm de largura e 1.550 mm de altura) resultam em um volume útil de 6,72 m³, com capacidade para até 1.020 kg de carga. O furgão EC35 tem 4.500 mm de comprimento, 1.680 mm de largura,  1.985 mm de altura e compartimento de carga com 4,8 m³ de volume livre para até 950 kg de peso. Em ambos, a distância entre-eixos é de 3.050 mm. Ambos estarão disponíveis para venda no primeiro trimestre de 2023.

Criada inicialmente como SF Motors no Silicon Valley (EUA), a Seres Motors recebeu fortes investimentos realizados por dois grandes grupos empresariais chineses. A Seers Brasil foi constituída por empresários locais, estruturada por um grupo de profissionais com pelo menos duas décadas de atuação no setor automotivo brasileiro (fabricantes e importadores) com o objetivo de oferecer no mercado nacional modelos de propulsão elétrica das marcas Seres (passageiros) e DFSK (comerciais leves).

Entre 2019 e 2022, veículos das duas marcas representadas pela Seres Brasil percorreram milhares de quilômetros de testes em território nacional, com o intuito de adequar os produtos às condições de uso existentes no Brasil.

Marcia Pinna EC31 tem 300 km de autonomia (Foto: Letra Nova Comunicação)

Veja também

Por