André Pimenta, CEO da Motz: “Quando tomamos a decisão de abrir para o mercado, tínhamos apenas um cliente, a Votorantim Cimentos, e 20 funcionários. Atualmente, saltamos para mais de 130 clientes e 80 colaboradores”

“Até o final do ano, a expectativa é transportar mais de 15 milhões de toneladas entre insumos, matérias-primas e produtos acabados, e até alimentos”, informa o CEO da transportadora digital da Votorantim Cimentos

Transporte Moderno – Desde 2021, a Motz passou a atender outros clientes além da Votorantim Cimentos. Como foi essa mudança de perfil? A aceitação do mercado foi boa?

André Pimenta – Foi muito positiva. Nossa capilaridade com mais de 100 pontos de expedição aliada à estratégia de digitalizar a jornada do motorista com o embarcador ajudou nesse processo. Quando tomamos a decisão de abrir para o mercado, tínhamos apenas um cliente, a Votorantim Cimentos, e 20 funcionários. Atualmente, saltamos para mais de 130 clientes e 80 colaboradores. Na visão da Motz, o mercado está em busca de empresas que possuam tecnologia e sejam sustentáveis do ponto de vista operacional e financeiro. Desta forma, traz credibilidade ao ecossistema logístico e segurança no compromisso de atendimento aos seus clientes.

Transporte Moderno Quanto a empresa cresceu em 2022? Que fatores levaram a esse crescimento?

André Pimenta – A Motz registrou um crescimento de quase 40% no volume transportado entre julho e setembro de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de um total de 2,9 milhões de toneladas para quatro milhões de toneladas. Fatores como o foco na expansão do time comercial, a conquista de novos clientes, além do crescimento na base de motoristas, foram responsáveis por estimular uma expansão acelerada. Até o final do ano, a expectativa é transportar mais de 15 milhões de toneladas entre insumos, matérias-primas e produtos acabados, e até alimentos. Ao longo de 2022, foram realizadas mais de 550 mil viagens, registrando a média de 77 corridas a cada hora. Nós já estamos entre as 15 maiores transportadoras digitais do país, com mais de 100 pontos de expedição e uma base de atendimento 25 mil motoristas.

Transporte Moderno Qual o diferencial da empresa em relação a outras plataformas que conectam motoristas autônomos a cargas?

André Pimenta – Na Motz, nós centralizamos a gestão do relacionamento com os caminhoneiros por meio da nossa plataforma digital, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos. Nascemos com uma capilaridade e uma base de motoristas diferenciada que nos permite disponibilizar cargas por todo Brasil. Nosso objetivo é escalar rapidamente o negócio com a utilização de tecnologia de ponta, tornando nosso modelo mais eficiente.

Transporte Moderno Quais as expectativas e metas para 2023?

André Pimenta – Estamos construindo na Motz um ecossistema para profissionalizar e capacitar motoristas autônomos, com programas e parcerias voltados para estes profissionais, desde planos de saúde com boas condições até descontos na compra de pneus e uso de serviços rodoviários. Além disso, pretendemos disponibilizar uma facilitação na renovação da frota de caminhões, tanto por uma questão de sustentabilidade, uma vez que as frotas têm idade média acima dos 15 anos, como também pelo lado social, pois os motoristas autônomos buscam alternativas para financiar a troca do caminhão.

Transporte Moderno Qual o perfil dos clientes e cargas da empresa?

André Pimenta – A Motz já atende mais de 130 clientes espalhados por todo Brasil. Atendemos diversos segmentos e transportamos diversos tipos de produtos. No agro, transportamos milho, soja, farelos, feijão, fertilizantes e calcário; para indústrias, transportamos materiais de construção (blocos de concreto, cimento, argamassas, cales, rejuntes), minérios e também matérias primas para as indústrias (gesso, areia, bauxita, coque de petróleo, clínquer). A frota utilizada pela Motz é composta em sua maioria por caminhões de carga seca e caminhões caçamba, de diferentes volumetrias, desde tocos e trucks até bitrens e rodotrens. Também utilizamos caminhões silo de diversas capacidades.

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