Márcia Pinna Raspanti
A produção de caminhões apresentou expansão de 5,2% em novembro, quando foram fabricados 15,1 mil veículos, em comparação ao mesmo mês do ano passado, quando saíram das fábricas 14,4 mil caminhões. Em relação a outubro, que registrou produção de 15,6 mil veículos, houve recuo de 3%. No acumulado de janeiro a novembro de 2022, foi registrada uma pequena expansão de 0,7%, com 147,4 mil caminhões fabricados. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Os problemas na cadeia de abastecimento ainda são considerados limitadores para a indústria de caminhões. “Temos motivos para comemorar, pois o mercado automotivo como um todo apresentou crescimento e as nossas projeções estão se confirmando. Os problemas de logística para o fornecimento de peças e componentes, entretanto, persistem”, comentou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Luiz Carlos Moraes, ex-presidente da entidade, ressalta que a produção para o setor de pesados (caminhões e ônibus) foi muito boa. “Até novembro já superamos as nossas projeções para este mercado. Existem desafios como as dificuldades de abastecimento para as montadoras, que têm conseguido contornar, na medida do possível, esses obstáculos.” O executivo acredita que o resultado do ano fique muito próximo do previsto pela Anfavea.
Nos licenciamentos, de janeiro a novembro, o segmento apresentou queda de 2,2%, com 114,2 mil caminhões licenciados em 2022, ante os 116,8 mil no mesmo período de 2021. Em novembro deste ano, foram vendidos 10,2 mil veículos, o que corresponde a um recuo de 5,4% em relação ao mês anterior, quando 10,8 mil foram entregues ao mercado, e de 2,5%, em comparação a novembro de 2021, quando 10,5 mil foram licenciados.
Moraes atribui essa leve retração em novembro de 2022 às dificuldades de produção, mas acredita em um desempenho favorável no último mês do ano. “Dezembro é sempre um bom período de vendas. Tivemos vendas muito importantes durante a 23ª Fenatran, que foi excelente em termos de negócios. Agora, o desafio é entregar esses pedidos neste ano, lembrando que são produtos com tecnologias Euro 5 e Euro 6”, disse.
O executivo acredita que parte dessas vendas serão entregues no próximo ano. “Em uma situação de abastecimento normal, acredito que haveria uma busca muito grande pelos modelos Euro 6, mas a falta de peças e componentes afetou os pedidos. No início do ano, as montadoras deverão entregar um mix de produtos de tecnologia Euro 5 e Euro 6. Essa tecnologia foi destaque na Fenatran, o que mostra que a indústria está preparada para atender à demanda por esses produtos de última geração e que terão grande impacto na redução de poluentes”, avaliou.
As vendas para o mercado externo, que absorvem cerca de 20% da produção nacional, apresentaram crescimento de 12,9% no acumulado do ano. Em relação a outubro, novembro registrou queda de 17,8% nas exportações, enquanto em comparação a novembro de 2021, a expansão foi de 37%.
No ranking das fabricantes de caminhões, de janeiro a novembro deste ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus licenciou 31.747 caminhões, a Mercedes-Benz atingiu a 27.419 veículos, a Volvo acumulou 21.721, a Scania ficou com 11.658, a Iveco licenciou 9.717 caminhões e a DAF acumulou 5.948.
Quanto às projeções da Anfavea para 2023, Moraes informou que serão divulgadas em janeiro de 2023, mas se mostra otimista. “Esperamos um ano bom, sendo que o agronegócio deve continuar a puxar a venda de caminhões, bem como os setores de construção civil e mineração. Temos algumas dificuldades como a taxa de juros e a carga tributária, que precisarão ser observadas”, ponderou.
Ônibus –
No segmento de ônibus, a produção apresentou crescimento de 71,4% no acumulado do ano, tendo sido fabricados 29.919 veículos em 2022. Em novembro, a produção foi de 2.969 ônibus, o que significa uma queda de 5% em relação a outubro, mas um aumento de 87,6% em comparação a novembro de 2021.
Em novembro de 2022, foram licenciados 1.751 ônibus, resultado que representa um crescimento de 24,2% em relação ao mês anterior e de 67,9% em comparação a novembro do ano passado. Nos onze meses deste ano, o mercado vendeu 15.065 ônibus, enquanto no ano passado foram 12.886, o que significa um avanço de 16,9%.
Nas exportações, houve aumento de 32,7% no acumulado dos onze meses de 2022, com 4.838 ônibus, mas houve queda de 50,6% na comparação entre novembro e o mês anterior, e recuo de 40,2% quando se leva em consideração o mesmo mês do ano anterior.