Volkswagen vai lançar o e-Delivery de 17 toneladas

O novo caminhão elétrico da marca tem capacidade para transportar 17,3 toneladas de carga e começa a ser testado em São Paulo na semana próxima semana

Sonia Moraes

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai ampliar o seu portfólio de caminhões elétricos com o lançamento em 2023 do e-Delivery 17, que tem capacidade para transportar 17,3 toneladas de carga, cerca de três toneladas a mais que o e-Delivery de 14 e 14,5 toneladas. “É o maior caminhão elétrico fabricado no Brasil e, a partir da semana que vem, a nossa engenharia estará testando um protótipo em condições reais pelas ruas de São Paulo”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante evento de confraternização com a imprensa realizado em São Paulo.

“Essa é mais uma variante da família e-Delivery. Nosso time concebeu uma arquitetura flexível que imprime velocidade para a construção de novos modelos, facilitando a adaptação e seguindo um novo conceito para veículos elétricos. Essa solução é única e exclusiva no mundo, tendo nos permitido desenvolver três modelos de caminhões elétricos num intervalo recorde”, destacou Cortes.

Embora seja o maior caminhão e-Delivery da família, o modelo mantém as dimensões para operar em zonas de restrição de circulação, como veículo urbano de carga (VUC), e traz eixo dianteiro com maior capacidade de carga, chassi e suspensão reforçados, configuração 6×2, plataforma de carga mais baixa facilitando a operação de carga e descarga, suspensão a ar integral para maior conforto e rodado duplo em ambos os eixos traseiros.

O veículo traz também nova configuração de baterias: quatro packs ou seis packs, o que garante autonomia de até 180 quilômetros. O objetivo dos testes, que começa neste mês, é avaliar sua aplicação real com clientes. Esse protótipo chega para atender operações que demandem alta densidade de carga em veículos compactos urbanos e também a distribuição de bebidas com até oito pallets.

O e-Delivery 17 toneladas também conta com inteligência embarcada com sistemas para a maior eficiência energética e mais segurança a bordo. Também se beneficia do conforto da cabine Delivery e do baixíssimo nível de ruído, tanto dentro quanto fora do veículo.

“Nossos grandes diferenciais em eletromobilidade são o rigor com que nossos produtos são testados e desenvolvidos, os serviços que agregamos para facilitar sua operação, uma rede de concessionários treinada e peças disponíveis para o pós-vendas em todos os mercados em que atuamos”, afirmou Cortes.

O e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido, produzido e comercializado no Brasil já roda por três países. “Empresas como a Ambev, Coca-Cola Femsa e a Moura já estão reduzindo a sua pegada de carbono graças ao caminhão e-Delivery”, destacou Cortes. 

Veja também