Sonia Moraes
A Volkswagen Caminhões e Ônibus pretende ampliar ainda mais a sua presença no mercado internacional. Com a estratégia de reforçar sua participação em quatro continentes, a partir de 2023, a empresa vai abrir escritórios regionais e buscar mais oportunidades de negócios tanto no Brasil quanto no exterior. “O nosso objetivo é replicar o modelo de sucesso que temos no Brasil para outros lugares no mundo. Para isso, desenvolvemos um plano de internacionalização, que já está dando bons frutos e agora estamos reforçando”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante evento de confraternização com a imprensa realizado em São Paulo.
Com a abertura de representações na América do Sul, México e América Central, África e Oriente Médio, bem como o Sudeste Asiático, a montadora quer prospectar e consolidar sua presença em novos mercados, além de buscar a liderança em países nos quais já atua. Como mercados-alvo estão Marrocos, Tailândia, Filipinas e Indonésia.
“A partir de 2023, teremos operações próprias em quatro continentes, abrindo escritórios regionais e buscando novas oportunidades de negócios no exterior”, disse Cortes.
O primeiro foco de trabalho é a Argentina onde a empresa vai completar 25 anos em 2023. A meta da empresa é ampliar a participação, que hoje é de 7%. “Após mais de quatro décadas levando produtos robustos e sob medida a mais de 30 países, decidimos dar mais um passo firme rumo à globalização da marca. Além de continuar contando com nossa rede com mais de 300 concessionários e importadores autorizados, pretendemos criar uma estrutura regional própria, que garantirá ao cliente ainda mais proximidade em nossa oferta de produtos, vendas e serviços. Começaremos esse trabalho na América do Sul, mirando o potencial que enxergamos na vizinha Argentina”, disse Cortes. “Não estamos tirando o foco do Brasil, que é o nosso maior mercado, estamos replicando a fórmula de sucesso que temos no Brasil nos países onde estamos presentes.”
Com fábricas no Brasil e no México, além de parcerias de produção na África do Sul e nas Filipinas, desde maio a razão social da empresa passou a ser Volkswagen Truck & Bus. A alteração veio para reforçar sua identidade como marca do Grupo Traton de produtos especialmente concebidos para mercados emergentes em todo o mundo.