A BorgWarner anunciou uma nova fábrica para produzir sistemas de baterias no Brasil. Com a aquisição da Akasol, a empresa está expandindo suas capacidades de eletrificação de veículos industriais e comerciais, posicionando a empresa como fornecedora global de sistemas de baterias. “Estamos entusiasmados com a demanda e o potencial de mercado para esses produtos e a oportunidade de oferecer aos nossos clientes um portfólio flexível e de alta qualidade de soluções eletrificadas”, disse Henk Vanthournout, vice-presidente e gerente geral de sistemas globais de baterias. “Esta instalação produzirá componentes de veículos elétricos inovadores, globais e de ponta.”
Nesta nova fábrica localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, a BorgWarner vai produzir sistemas de bateria localmente para os clientes e será lançada em fases para atender a todos os requisitos de qualidade e segurança. O início das operações e montagem está previsto para o primeiro trimestre de 2023. “As instalações e a engenharia local apoiarão nossos clientes com reparos, manutenção e serviços altamente qualificados”, disse Vanthournout.
A BorgWarner vai produzir o sistema de bateria de ultra alta energia (UHE) AKASystem AKM CYC. As baterias são projetadas modularmente e escaláveis, oferecendo a oportunidade de se ajustar de maneira ideal às necessidades de armazenamento de energia de qualquer aplicação do veículo. A fábrica de sistemas de baterias em instalação no Brasil atenderá às demandas de eletrificação da América do Sul.